ASCENZA: Garantir alimentos de qualidade
Actualmente, os produtos ASCENZA já chegam a 18 países, distribuídos pela Europa, Brasil, América Central e norte de África, com um portefólio de mais de 90 produtos convencionais e de bio protecção. Em entrevista à Executive Digest, Rui Correia, Central Marketing Director da ASCENZA, explica os principais desafios da empresa para o futuro.
Com uma longa herança de proximidade com os agricultores, a ASCENZA nasceu há mais de 50 anos, em 1965, em Setúbal, Portugal. Como caracterizam a vossa actividade em Portugal?
A ASCENZA é líder de mercado na Península Ibérica e uma referência global no sector da protecção de culturas, no segmento de genéricos diferenciados. Contamos com mais de 50 anos de história a cuidar das Plantas, das Pessoas e do Planeta.
Nascemos em Portugal e é no nosso país, nomeadamente em Setúbal, que mantemos as nossas instalações fabris e laboratórios, o grande motor da nossa empresa. Globalmente somos mais de 600 pessoas, uma equipa multidisciplinar que controla todas as etapas do processo de desenvolvimento de produto, desde a aquisição de matérias-primas, a concepção de soluções (nos nossos 8 laboratórios in-house na unidade industrial em Setúbal), o desenvolvimento do produto, a produção, comercialização e o aconselhamento técnico. Em Portugal, temos escritórios em Setúbal, Lisboa, Torres Vedras, Malveira e Santo Tirso.
Acredito que a compreensão do mercado, dos clientes e das culturas, aliada à proximidade com aqueles que trabalham no campo, e ao nosso know-how, é o que nos tem permitido continuar a crescer e ser, hoje, uma empresa de referência no sector.
Quais as principais soluções/ produtos que gostariam de destacar?
Em 2022, alargámos o nosso portefólio à bio protecção com o lançamento da gama Blexia, um conjunto de produtos biológicos para a protecção das culturas, à base de extractos botânicos e microbiológicos. A Blexia é uma marca inovadora e consciente, preparada para responder aos desafios do futuro. Estes produtos permitem-nos responder às necessidades dos produtores, mas também às exigências de toda a cadeia de valor, mantendo a qualidade e rentabilidade da colheita.
Vamos continuar a trabalhar ao lado dos agricultores para, em conjunto, superarmos os desafios e encontrar soluções eficazes, seguras e ainda mais sustentáveis.
Como se diferenciam as vossas soluções/ produtos face à concorrência?
Disponibilizar novas soluções eficazes off-patent com valor agregado para os nossos clientes, está no centro do que fazemos e é uma das vantagens competitivas da ASCENZA.
O facto de sermos detentores de substâncias activas e formulações na Europa e América do Sul, contribuiu também para uma maior independência nos mercados onde operamos. Ao desenvolvermos e acrescentarmos valor aos produtos off-patent, a par com um serviço técnico personalizado e um portefólio de grande amplitude, faz de nós um parceiro com valor acrescentado para os agricultores.
Acreditamos que um produto diferenciado nasce da grande experiência e capacidade operacional das empresas. Por este motivo, queremos continuar a investir para trazer diferenciação ao mercado.
Como está a correr a vossa expansão internacional?
Actualmente, os produtos ASCENZA já chegam a 18 países, distribuídos pela Europa, Brasil, América Central e Norte de África, com um portefólio de mais de 90 produtos convencionais e de bio protecção. Contamos com escritórios em Portugal, Espanha, França, Itália, Roménia, Brasil e México.
Para o futuro, o nosso objectivo é continuar a ampliar a nossa presença nos mercados europeu e da América Latina.
Ao longo da história, quais os vossos principais valores para fomentar uma cultura de Zero-Danos?
Na ASCENZA temos um compromisso claro com a Saúde, a Segurança e o Bem-estar dos nossos colaboradores e parceiros. ‘Safety’ (Segurança) é o primeiro dos nossos valores S.E.E.D.S (Safety, Empowerment, Ethics, Dedication, Striving), que partilhamos com todas as empresas do Grupo Rovensa. Este valor é assegurado por todos os colaboradores. Acreditamos que a Segurança é uma responsabilidade de cada um de nós. Todos nós somos o exemplo através do nosso comportamento seguro.
Com base nesta premissa, desenvolvemos um programa global, dedicado a liderar o caminho para uma cultura de segurança dentro da organização, o programa STAR.
Criado com o objectivo de nos posicionar como uma referência para a saúde e segurança, com uma cultura de Zero-Danos, o STAR tem também como finalidade consolidar a gestão da segurança da Rovensa, com processos baseados em práticas de classe mundial, melhorar o desempenho da nossa segurança através do reforço da cultura de segurança, sem esquecer o foco na redução de riscos e a formação continua aos nossos colaboradores. O STAR pretende ciar uma Equipa Segura na Rovensa (Safe Team at Rovensa).
Para 2025 temos objectivos ambiciosos e estamos a trabalhar para os conquistar.
Qual a importância da inovação e tecnologia na vossa atividade?
A inovação e a tecnologia são cruciais no nosso sector. Estamos em permanente investimento para conseguirmos responder às necessidades dos agricultores, num contexto cada vez mais complexo. Investimos, anualmente, mais de 9% da nossa receita em I&D, incluindo no plano tecnológico, no campo da regulamentação e no desenvolvimento de soluções inovadoras para os agricultores.
Um dos grandes desafios no nosso sector passa por desenvolver soluções sem impacto negativo no ambiente e na saúde humana, tentando encurtar o tempo de desenvolvimento e reduzindo o tempo para chegar ao mercado. Isto, aliado ao actual ambiente regulamentar, que aumenta a incerteza quanto ao futuro de alguns ingredientes activos e co-formulantes. Tendo em consideração este cenário, os produtos que podem combinar diferentes tecnologias de proteção de plantas fazem-nos olhar para as formulações com uma perspectiva completamente diferente, procurando soluções disruptivas capazes de manter ou melhorar a robustez do produto de uma forma mais sustentável.
Actualmente, e a título de exemplo, na ASCENZA estamos a trabalhar com grupos de investigação em universidades e centros de investigação para aumentar o nosso conhecimento interno e ter acesso a soluções inovadoras que podem ser rapidamente aplicadas ao nosso sector.
Na vossa opinião ser agricultor, é atualmente, ainda mais desafiante. Porquê?
Muitas vezes dizemos que nunca foi tão desafiante ser agricultor como nos dias de hoje. É, de facto, do conhecimento de todos os desafios físicos a que a que a agricultura está exposta: uma população mundial crescente, a escassez de recursos naturais, as alterações climáticas profundas, a procura de soluções mais sustentáveis e com menor impacto no planeta e ainda os desafios regulatórios quer na UE quer a um nível global.
Na ASCENZA estamos comprometidos em ajudar os agricultores, respeitando todas as normas do sector. Sabemos que é desafiante esta missão, mas o investimento que fazemos nas áreas regulamentares e técnicas permite-nos ser especialistas na nossa área, e o nosso know-how torna-nos um elemento diferenciador e competitivo nos mercados onde operamos.
Como caracterizam o sector agrícola e agroalimentar em Portugal?
O sector agrícola e agroalimentar é um sector muito dinâmico e sobretudo cada vez mais exportador, o que representa desafios, mas muitas oportunidades para os nossos empresários que têm sabido adaptar-se de forma brilhante. Temos condições edafo-climáticas favoráveis à produção de frutos e hortícolas diferenciados e de elevada qualidade que integram a dieta mediterrânica, custos de produção competitivos, muito investimento estrangeiro e muito importante, uma crescente modernização tecnológica.
A vossa missão é alimentar a população mundial, disponibilizando soluções saudáveis e seguras que permitam uma agricultura equilibrada. De que forma é que esta política de Sustentabilidade está materializada na vossa missão?
Enquanto parte do Grupo Rovensa, a nossa visão para o futuro é um mundo com zero fome, no qual ajudamos a alimentar o planeta dentro dos seus limites. Para cumprir esta visão, procuramos trazer um maior equilíbrio ao clima, à natureza e às pessoas, através dos nossos produtos, enquanto reduzimos o impacto ambiental das nossas operações.
Estamos conscientes das preocupações relacionadas com a segurança alimentar, as alterações climáticas, o uso do solo e a perda de biodiversidade, mas sabemos que com a nossa acção podemos melhorar o equilíbrio agrícola no mundo e contribuir para um futuro mais sustentável para as pessoas e para o planeta. Razão que levou o Grupo Rovensa, que integra a ASCENZA, a definir uma Estratégia de Sustentabilidade 2023 a 2030.
A nossa Estratégia é orientada por quatro pilares de acção assentes no conceito de ‘Equilíbrio’ – Clima, Natureza, Pessoas e Equilíbrio Governamental, que apoiam a nossa visão de sustentabilidade e ambição global, contribuem para a Agenda 2030 de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ONU) e refletem a integração de três dimensões fundamentais ESG – Ambiental, Social e Governação Corporativa – em tudo o que fazemos.
Qual a mais-valia de fazer parte do grupo Rovensa, um player internacional na indústria agrícola, com uma longa história, experiência e conhecimento no setor?
Como parte do Grupo Rovensa, o nosso foco é ajudar os agricultores a produzir mais com menos recursos e garantir aos consumidores o acesso a produtos alimentares de qualidade. Na ASCENZA vamos continuar a trabalhar para ampliar o nosso portefólio, em linha com as tendências e desafios do sector, capitalizando potenciais sinergias com outras companhias do Grupo.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Agricultura”, publicado na edição de Julho (n.º 208) da Executive Digest.