Sinal verde para uma gestão mais eficiente
Fundada em Junho de 2016, a Green Factor é uma sociedade anónima com o objectivo de agregar, expedir, processar e agilizar os processos de comercialização de um grupo de produtores. Esta empresa é o resultado de um conjunto de iniciativas que ocorrem desde 2011 e que consistiam em quatro objectivos gerais: encontrar uma alternativa viável para contrariar o abandono da actividade agrícola; fazer o aproveitamento do potencial produtivo existente, solo, por via da implementação de uma cultura rentável; aproveitar a disponibilidade existente à data (PRODER + PDR 2020), em matéria de fundos comunitários para alavancar o tecido produtivo na fruticultura; tornar o território numa referência nacional ao nível da produção de mirtilos, aproveitando, em simultâneo, a janela de oportunidade existente para a colocação do fruto produzido nos mercados do Norte da Europa.
Foi assente na conjugação destas acções que um grupo de jovens agricultores apresentou um conjunto de projectos aos mecanismos de financiamento existentes e instalaram as suas explorações agrícolas, em Fruticultura, na cultura dos mirtilos. Deste processo resultou um agregado de 33 produtores, que representam à data 60 hectares de cultura em diferentes estágios de desenvolvimento, com alguns produtores já numa fase de ampliação das suas áreas de produção.
MAIS FLEXIBILIDADE E ROBUSTEZ
A empresa de produção e acompanhamento técnico personalizado adoptou o sistema da M2A, parceiro da PHC Software, para levar a cabo a implementação de um processo robusto e flexível, que permitisse aos utilizadores terem um controlo mais eficiente das fases de produção. Com a implementação do software de gestão PHC, a Green Factor conseguiu atender a todas as necessidades, obtendo uma gestão mais eficiente, integrada e informada dos projectos e serviços, além de garantir uma melhor monitorização de indicadores e gestão de documentos.
A empresa obteve um maior controlo sobre os seus projectos, o que permitiu acompanhar prazos, recursos e custos de forma mais eficiente, garantindo a entrega dentro do cronograma e do orçamento. A partir desta ferramenta da PHC, a Green Factor conseguiu também integrar informações e processos relacionados com os projectos, como orçamentos, planeamento, gestão de recursos humanos e financeiros.
Além disso, a empresa passou a monitorizar os indicadores-chaves de desempenho de forma visual e intuitiva. A plataforma proporcionou ainda uma gestão mais eficiente de documentos, o que garantiu a sua desmaterialização e uma consequente organização, facilidade e controlo de documentos.
Em traços gerais, a implementação permitiu uma gestão mais eficiente, integrada e informada sobre os projectos e operações da Green Factor.