Continente Modelo integra projeto piloto de Loja Inclusiva
No âmbito da estratégia de Diversidade, Equidade e Inclusão (Poder Ser), a MC tem vindo a implementar projectos, a adaptar processos e procedimentos e a formar as suas equipas com o objectivo de ser uma empresa cada vez mais inclusiva, que responde às necessidades específicas de colaboradores e clientes.
A empresa acredita no poder da diversidade das suas equipas e por isso tem apostado em diferenciar o seu processo de recrutamento inclusivo, para garantir que dá oportunidades equitativas de sucesso a todas as pessoas, introduzindo nomeadamente entrevistas situacionais, prazos de onboarding mais alargados, com acompanhamento especializado e apostando fortemente em formação das suas lideranças e equipas.
Neste âmbito, surge o projecto de “Loja Inclusiva para Pessoas Singulares”, que tem como principal objectivo garantir que todas as pessoas se sentem acolhidas e compreendidas.
Com o objectivo de proprocionar conforto e autonomia crescente, a loja disponibiliza nomeadamente compra assistida, um serviço de apoio à compra; caixas e carrinhos adaptados, abafadores de som de adulto e criança, uma planta sensorial, que identifica os locais onde pode ser mais provável existirem sobre-estímulos de ruído, cheiro ou térmicos e, ainda, uma sala de conforto disponível em caso de necessidade.
O principal pilar deste projecto assenta na formação diferenciada proporcionada às pessoas da loja, através da qual compreenderam melhor o que é o espectro do Autismo e ficaram mais confiantes e capacitadas, garantindo um atendimento cada vez mais personalizado e empático.
De acordo com Miguel Andrade, director de Operações Continente Modelo Norte, «fazermos parte de um projecto piloto de loja inclusiva é muito importante, pois queremos acolher todas as pessoas e as suas singularidades. A loja Continente Modelo Leça do Balio está a fazer um caminho de inclusão, desde logo porque tem uma equipa diversa, apostámos na formação diferenciadora das nossas pessoas nestas temáticas e começámos a preparar a loja com serviços que permitem que esteja cada vez mais adaptada às necessidades de todos os clientes. É uma jornada que tem muitas dimensões e ainda estamos a começar».
CAFÉ COM INCLUSÃO
O projecto piloto iniciou-se na loja Continente Modelo de Leça do Balio no dia 2 de Abril, Dia Mundial da Consciencialização sobre o Autismo, com uma tertúlia aberta à comunidade, designada “Café com Inclusão”. Esta tertúlia, para além de marcar o início formal do projecto, foi um momento de partilha e sensibilização da comunidade para a temática do autismo, proporcionando a todos os presentes uma forma construtiva e inspiradora de se conhecer melhor esta realidade e encontrar formas empáticas e funcionais de oferecer soluções para as necessidades da mesma.
O “Café com inclusão” foi protagonizada por Miguel Andrade, director de Operações Continente Modelo, Susana Morais, directora de Loja Modelo Leça do Balio e Joe Santos co-fundador e presidente da Vencer Autismo, que partilhou de forma inspiradora ensinamentos e percepções sobre o espectro do autismo, bem como a sua própria experiência enquanto padrasto da Caui, diagnosticada com autismo. A Vencer Autismo é um projecto criado por Susana e Joe, mãe e padrasto de Caui, que tinham o sonho que fosse autónoma e independente, e actualmente, passados 15 anos, é uma inspiração e um exemplo de superação, que estuda na universidade e que dá as suas próprias palestras.
Este artigo faz parte da edição de Abril (n.º 217) da Executive Digest.