A Bosch vai reforçar a sua presença em Portugal com a criação de uma nova área de negócio em Braga, dedicada ao desenvolvimento de soluções inovadoras para sistemas avançados de eBikes. A nova equipa de investigação e desenvolvimento (I&D) deverá ultrapassar os 50 colaboradores até 2027.
Instalada em Braga, a nova unidade irá focar-se no desenvolvimento de tecnologias de segurança avançadas, conectividade e serviços digitais para bicicletas elétricas. Atualmente com cerca de 20 elementos, a equipa deverá crescer para 40 colaboradores até ao final deste ano.
A partir de Portugal, a empresa irá desenvolver e integrar várias tecnologias para eBikes, incluindo algoritmos antirroubo baseados em inteligência artificial e machine learning, embedded software, sistemas de validação, serviços em cloud e uma infraestrutura de testes especializada (Device Farm). O objetivo é tornar a experiência de utilização mais segura, conectada e confortável, mantendo elevados padrões de qualidade e fiabilidade.
A equipa de Braga trabalhará em articulação com outras unidades da Bosch na Alemanha, Suécia e também em Ovar, onde já existe uma equipa dedicada ao desenvolvimento de Connect Devices para eBikes, como displays e comandos remotos responsáveis pela gestão e controlo do equipamento. Esta colaboração internacional permitirá combinar competências em software embebido, inteligência artificial, DevOps, teste de sistemas e desenvolvimento de algoritmos, assegurando uma abordagem integrada de ponta a ponta.
“A Bosch está muito focada no desenvolvimento de uma mobilidade mais sustentável, e a eBike é um dos produtos com maior sucesso nesse âmbito. Com a criação desta nova equipa vamos contribuir com o desenvolvimento de novas tecnologias e soluções inteligentes de conectividade, que vão traduzir-se em funcionalidades avançadas que tornam a experiência da eBike mais individual, segura e sustentável”, afirma Vaithee Soundarrajan, responsável pela área de Embedded software.
Para sustentar o crescimento previsto, a empresa está a recrutar perfis altamente especializados, incluindo engenheiros de embedded software, programadores C++, data scientists, engenheiros DevOps e especialistas em teste de sistemas com conhecimentos de Python.
Através da sua divisão Bosch eBike Systems, a empresa tem vindo a desenvolver sistemas de propulsão completos — unidade de tração, bateria, display e aplicação móvel — bem como soluções de Connected Biking e sistemas de segurança como o ABS pronto para produção em série para eBikes, posicionando-se como um dos principais players na transformação da mobilidade elétrica ligeira.














