barometro


XXXV BARÓMETRO EXECUTIVE DIGEST: Vanda de Jesus, iCapital Portugal

A análise de Vanda de Jesus, Managing Director, Portugal Country Head da iCapital Portugal

Acredito que existem áreas de investimento nas nossas organizações que têm o poder de as transformar, por isso é com bons olhos que vejo os inquiridos deste 35.º Barómetro da Executive Digest a reconhecê-las. As tecnologias de informação, o marketing e os recursos humanos foram as três principais escolhas previstas para um aumento de investimento em 2024. Em primeiro lugar, o investimento na digitalização e em tecnologias de informação é uma das missões do meu percurso pessoal e profissional que mais prezo. O impacto que é evidenciado após a adopção de tecnologias comprova que os ganhos de eficiência, de precisão e eficácia transformam as organizações e o dia-a-dia dos colaboradores. Já a intenção de uma aposta no Marketing acredito ser, por si só, um sinal da globalização e internacionalização da nossa economia. Esta escolha revela-nos que as empresas portuguesas querem ser vistas, ouvidas e diferenciadas. Por último, o foco no nosso maior activo que são as pessoas. A capacidade de descobrirmos talento, diverso em género, idade e percurso, é a chave para termos equipas dinâmicas que contribuam para uma organização cada vez mais capaz. Acresce que, enquanto cidadã e líder de uma organização, gostava que este ano fosse marcado por mais participação na criação de condições para um ambiente económico favorável no apoio ao investimento. Para isso, à semelhança deste Barómetro, precisamos do interesse e vontade de toda a sociedade civil – das empresas aos cidadãos.

Testemunho publicado na edição de Abril (nº. 217) da Executive Digest, no âmbito da XXXV edição do seu Barómetro.