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XXXIII BARÓMETRO EXECUTIVE DIGEST: Fernando Silva, Siemens Portugal

A análise de Fernando Silva, CEO da Siemens Portugal

É notável que, mesmo num período marcado por incerteza e inflação, as empresas portuguesas tenham procurado expandir-se (28% dos inquiridos) e internacionalizar-se (17%) em 2023. O país e a economia nacional precisam (e merecem) este tecido empresarial dinâmico, resiliente e motivado. Essa é também a visão da empresa que lidero e é neste ambiente que mais gostamos de trabalhar, ou não tivéssemos nós uma crença inabalável de que os desafios mais prementes da atualidade, como as alterações climáticas e demográficas, só serão superados se unirmos esforços e utilizarmos a tecnologia com propósito. É preciso promover o trabalho em ecossistema, apostando na inovação e no desenvolvimento de novas tecnologias como a resposta para os problemas que enfrentamos coletivamente. Já hoje as inovações tecnológicas estão a ajudar as empresas dos setores críticos da energia, infraestruturas, indústria, mobilidade ou saúde a resolver problemas concretos. E, mais importante ainda, estão a transformar para melhor a vida de milhões de pessoas. Este percurso de descarbonização e digitalização é essencial para o crescimento económico e essa deve ser a nossa ambição para 2024, como refletem as respostas de 45% dos inquiridos. É esse também o nosso horizonte, olhando para 2025, altura em que o Grupo celebrará os 120 anos em Portugal: ambicionamos continuar a crescer anualmente em volume de negócios, tanto no mercado nacional como na exportação, e ultrapassar os 4.000 colaboradores. A conhecida expressão “I never saw a company shrink to glory” nunca esteve tão atual e é com o crescimento em mente que entraremos neste novo ano.

Testemunho publicado na edição de Dezembro (nº. 213) da Executive Digest, no âmbito da XXXIII edição do seu Barómetro.