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XXX BARÓMETRO EXECUTIVE DIGEST: Luís Mergulhão, Omnicom Media Group

A análise de Luís Mergulhão, Presidente & CEO da Omnicom Media Group

Muito interessantes estes resultados do mais recente Barómetro da Executive Digest, já na sua 30ª edição, o que coloca per se a própria publicação e a sua Direção de parabéns, e nos dá, de novo, uma mais fidedigna leitura da perceção e das realidades que empresários e gestores têm e enfrentam no seu dia a dia, muitas das vezes bem longe da imagem que as aberturas dos jornais da noite das televisões, ou os “trends” das redes sociais podem dar a entender. E este é, mais uma vez, o caso!
Poderemos aqui encontrar 3 sinais importantes, para além dos crónicos associados ao papel do Estado, desnecessários de elencar outra vez:
Confiança na evolução da economia: 60% dos entrevistados consideram existir uma perspetiva positiva da evolução da economia portuguesa. Confirmando este sentimento, estão também os dados de que 83% dos inquiridos espera um crescimento das suas vendas no primeiro semestre deste ano face ao período homólogo anterior, e 44% do total prevê mesmo um crescimento superior a 10%. Isso explicará que uma maioria dos inquiridos, 71%, não prevejam aumentar, ou o tenha feito apenas até 10%, o valor considerado nos seus orçamentos para a gestão de risco, face também ao ano anterior.
Trabalhadores, colaboradores, pessoas: a captação, retenção e a melhoria das práticas para bons resultados nesta área são desafios e oportunidades que se consideram que não se podem perder de vista, de forma a se poderem tornar as empresas mais competitivas (61%), sendo no que diz respeito ao desiderato de tornar o país mais produtivo e competitivo, a captação e retenção de talento (45%), ombreia (39%) com o focus na Educação como alavanca para a melhoria dessa competitividade.
Impacto da IA (e do Chat GPT): clara atenção no que diz respeito à importância da IA nas empresas (56%), e como facilitador nos processos de “Commerce” (32%). De resto, como notícias positivas, mesmo que algumas moderadamente positivas, sabenos eu estas poucas audiências irão atrair, ou gerar muitos “clicks”. Mas ainda bem para a economia, e para todos nós. Mas para isso teremos de trabalhar. O ano não está feito.

Testemunho publicado na edição de Junho (nº. 207) da Executive Digest, no âmbito da XXX edição do seu Barómetro.