barometro


XXX BARÓMETRO EXECUTIVE DIGEST: Luís Araújo, Turismo de Portugal

A análise de Luís Araújo, Presidente do Turismo de Portugal

Confiança. Esta é a palavra-chave, o sentimento revelador, a ideia que se sobrepõe na leitura que fazemos do mais recente Barómetro da Executive Digest. O Turismo vê reforçado o seu papel de catalisador da atividade económica, tudo indicando que crescer continuará a ser o verbo. Quando falamos em produtividade e competitividade, gostaria de referir os 45% de inquiridos que defendem a captação e a retenção do talento como fatores indispensáveis para a transformação digital das empresas, com 39% a não ter dúvidas de que a referida dimensão competitiva passa pela aposta na educação. Tudo isto nos move na esfera das decisões estratégicas que, a um tempo, antecipam o futuro do Turismo e nos consolidam na liderança do Turismo do futuro. Daí, os vários programas de apoio que promovemos no âmbito da transição digital. Daí, ainda, a pertinência da Agenda para as Profissões, integradora de vinte medidas para crescer nas qualificações, na atratividade das carreiras e no número de profissionais. Daí, finalmente, a importância dos incentivos fiscais à capitalização das nossas empresas, lembrada por 63% dos inquiridos, questão em que o Turismo de Portugal está também a trabalhar em diálogo com vários parceiros institucionais. A exemplo da maioria dos participantes neste Barómetro (60%), eu também estou confiante na evolução da economia portuguesa.

Testemunho publicado na edição de Junho (nº. 207) da Executive Digest, no âmbito da XXX edição do seu Barómetro.