Apoios não chegam. Europa pode perder 9 milhões de postos de trabalho

Cerca de um terço dos trabalhadores europeus beneficiam, neste momento, de algum tipo de apoio estatal na sequência do novo coronavírus.

Executive Digest
Junho 17, 2020
13:25

Cerca de um terço dos trabalhadores europeus beneficiam, neste momento, de algum tipo de apoio estatal na sequência do novo coronavírus. É o caso do regime de lay-off simplificado implementado em Portugal e que permite compensar horários reduzidos, por exemplo.

Contudo, estes mecanismos de apoio poderão não ser suficientes. Uma análise elaborada por economistas da Allianz mostra que um em cada cinco trabalhadores suspensos (que não estejam a desempenhar funções na empresa temporariamente) na Europa poderá perder o emprego apesar das medidas generosas desenhadas para prevenir precisamente essa situação.

Reportado pela Bloomberg, o estudo aponta para cerca de nove milhões de postos de trabalho eliminados devido à pandemia e à crise económica que resulta deste problema de saúde pública. De acordo com o estudo, o desemperego deverá subir assim que as medidas implementadas chegarem ao fim.

Olhando para as principais economias da Europa (Alemanha, França, Espanha, Itália e Reino Unido), a Allianz indica que o país liderado por Boris Johnson poderá ser um dos mais afectados, com quebras superiores a 20% nos sectores dos Transportes, Alojamento e Retalho & Grossistas. Por áreas, Indústria parece estar entre as menos afectadas, sendo que Itália é, entre os países analisados, aquele que perderá mais postos de trabalho no sector.

No geral, áreas como Alojamento, Serviços Alimentares, Entretenimento e Retalho não deverão recuperar para os níveis de actividade pré-crise antes de 2021. Para a lentidão do processo contribuirão as restrições sanitárias continuadas, o distanciamento social e a incerteza relativamente à procura interna e externa. Como consequência, sublinham os investigadores, trabalhadores destes sectores «enfrentam um elevado risco de ficarem desempregados em 2021».

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.