As oportunidades geradas pela Industry X serão muito vastas

Com o ritmo acelerado de mudança que estamos a viver, a transformação é impossível sem inovação. Em entrevista à Executive Digest, António Pires, associate director, responsável pela área de Industry X da Accenture Portugal, explica como através da Industry X, é possível às empresas melhorarem as margens, reduzirem o desperdício e permitirem a tomada de decisões em tempo real e orientada por dados.

A Indústria X.0 é a combinação de tecnologias emergentes, conectadas e inteligentes que fazem a transformação digital na indústria. O que permite esta abordagem?

A Indústria X é a utilização dos dados e da tecnologia para reimaginar os produtos que fazemos e a forma como os fazemos. Esta abordagem permite desde logo crescer, aumentar a produtividade e melhorar a sustentabilidade das empresas e dos produtos. Ao incorporar a ciência dos dados e as novas tecnologias conseguimos ajudar a indústria a prosperar diante de mudanças constantes, mas também melhorar o desempenho na produção, nas operações automatizadas e ao nível da segurança dos trabalhadores. Dentro da Engenharia e I&D, reduzimos o tempo e o custo de produção e de desenvolvimento da próxima geração de produtos e plataformas inteligentes. Tudo isto permite-nos ajudar a indústria a fazer mais com menos, crescer em escala, manter as pessoas seguras, e garantir um futuro sustentável.

Esta combinação de tecnologias traz vantagens às empresas. Quais as principais?

Há hoje um conjunto de tecnologias que atingiram um grau de maturidade e um nível de competitividade ao nível do seu custo de utilização, que quando colocadas ao serviço das empresas podem trazer benefícios significativos ao nível da produtividade, da relação e do serviço ao cliente, e da sustentabilidade. Por exemplo, dentro do ecossistema de desenvolvimento de produtos, ao aplicar insights data-driven à concepção do produto, a sua relevância para key targets será muito maior, resultando em vendas mais altas. No processo de produção, estes insights podem garantir que a fábrica está configurada da forma mais eficiente, enquanto se ajustam processos em tempo real para gerar produtividade máxima e custos mínimos de operações, de I&D e serviços. Isto também permite que os produtos sejam lançados no mercado mais rapidamente, para que as empresas estejam sempre na vanguarda da transformação com os recursos mais inovadores.

Estas tecnologias inteligentes podem ser dimensionadas para vários desafios do sector – quer seja a identificar oportunidades para criar uma rede de produção e cadeia de abastecimento mais sustentável ou a fabricar produtos de uma forma mais segura – à medida que olhamos para o futuro, as oportunidades geradas pela Industry X serão muito vastas.

Nesse sentido, para onde caminha a cadeia de valor tradicional? Qual é o futuro na vossa perspectiva?

As empresas estão hoje a operar num contexto de elevada incerteza e volatilidade – estamos ainda a perceber o impacto da pandemia no futuro do trabalho, temos as cadeias logísticas muito instáveis, a inflação. A complexidade que hoje enfrentam os negócios conduzem à necessidade de transformação acelerada, melhorando a produtividade e a competitividade das nossas empresas. Vamos assistir à necessidade de utilizar os dados e a tecnologia para tomar melhores decisões, com impacto ao nível da produtividade e da sustentabilidade. O investimento nestas tecnologias é hoje uma alavanca de competitividade, mas a prazo, vai ser uma condição para que as empresas se mantenham competitivas nas cadeias de valor de que fazem parte. O desafio não está na tecnologia em si, mas na liderança e no talento. As empresas vão passar a procurar um valor equilibrado – que vai além da eficiência e de crescimento para maximizar a responsabilidade social e ambiental, e a estarem mais bem preparadas num mundo propenso a crises. Nesse sentido, vão alavancar as tecnologias digitais existentes da quarta revolução industrial para criar um “tecido digital” contínuo através da engenharia de produtos, produção e toda a cadeia de abastecimento. Esta “estrutura digital” actuará como uma fonte de insights em tempo real sem precedentes, data-driven, o que lhes permitirá equilibrar factores importantes como manterem-se relevantes para clientes e colaboradores, operacionalmente resilientes, e responsáveis em relação ao meio ambiente e sociedade.

A Inteligência Artificial é o poder por trás da reinvenção digital? Porquê?

A Inteligência Artificial (IA) é mais uma peça do puzzle de ferramentas que estão hoje à nossa disposição. Poderíamos referir outras, como a cloud, o 5G, o edge computing, o IoT… São as situações concretas do negócio que vão ditar qual o mix adequado para cada situação. A IA é uma ferramenta poderosa não só para a detecção como para a antecipação de padrões que antes não detectávamos em tempo útil, para alimentar decisões mais informadas.

As empresas que adoptam o conceito da Industry X usam a inteligência para tomar decisões operacionais e de produção mais informadas que as capacitam a fazer mais com menos, reduzir custos e manter as pessoas seguras.

Com a inteligência incorporada em toda a cadeia de valor, as oportunidades são ilimitadas. A título de exemplo, podemos referir a utilização de gémeos digitais, que são representações digitais de objectos, sistemas ou processos. Utilizar gémeos para testes pode ter ainda mais vantagens do que apenas testar uma parte de um processo maior. Quando bem utilizada, esta tecnologia pode ajudar a aumentar a eficiência, acelerar o desenvolvimento, oferecer melhores opções de design de produto e gerar novos fluxos de receita.

A inteligência também está a transformar o futuro do design de produtos, engenharia, produção, operações e serviços – e está até mesmo a ajudar a combater o aquecimento global.

Por exemplo, a Climeworks está a avançar com soluções de fábricas digitais para melhorar e expandir as suas operações globais de remoção de dióxido de carbono. Alavancando o conhecimento de engenharia das equipas de Industry X, a empresa suíça de ecotecnologia lançou recentemente inovações digitais orientadas por dados para dimensionar e optimizar massivamente a primeira tecnologia comercial de remoção de carbono do mundo. A empresa agora pode controlar as suas plantas, refinar as operações e a manutenção e, por último, remover ainda mais emissões de forma mais rápida.

E quais são as etapas para uma jornada de sucesso?

Uma jornada de sucesso passa antes de mais pelo negócio saber onde está e para onde quer ir. A partir daí, devemos ter um plano de médio prazo para a tranformação. A implementação desse plano deve estar pensado de forma a que as empresas possam realizar pilotos e provas de conceito que são depois escalados para a organização.

Esta próxima onda digital traz consigo desafios significativos para os fabricantes em termos de como podem manter-se relevantes, ser resilientes e ao mesmo tempo responsáveis. Para enfrentar estes desafios, devem focar os seus esforços em dois aspectos: primeiro, conectar as tecnologias da Indústria 4.0 de uma maneira que lhes permita ter uma visão muito mais clara e com melhores capacidades preditivas – permitindo actuar ou reagir mais rapidamente. Por exemplo, utilizar plataformas na cloud para partilhar e processar dados; utilizar algoritmos de machine learning para analisar esses dados e criar vários cenários e gémeos digitais para testar estes cenários.

Se estas tecnologias forem conectadas de forma inteligente para actuar em conjunto, a informação pode circular entre pessoas, produtos e processos , passando do processo de investigação e desenvolvimento de produtos de uma empresa até ao chão de fábrica, cadeias de abastecimento, consumidores e vice-versa. Esta estrutura aumenta a visibilidade ao longo de toda a cadeia de valor – no desenvolvimento do produto, no processo de produção, nas necessidades do mercado e no comportamento do cliente – permitindo melhores decisões de negócio.

O segundo aspecto diz respeito ao processo de mudança – é importante definirem objectivos relacionados com as suas pessoas, visto que estas são tão ou mais importantes que a tecnologia. O digital traduz-se em novas formas de trabalhar. À medida que mais e novas tecnologias são incorporadas no local de trabalho, as funções tradicionais passarão da execução de tarefas manuais para a monitorização, interpretação e orientação de máquinas e dados inteligentes. Isto significa que as funções dos colaboradores exigirão mais inovação, criatividade, colaboração e liderança. As empresas que não reconhecem estes dois elementos cruciais e agem neste sentido, não obterão os resultados esperados.

Com mais de 20 espaços de inovação estrategicamente localizados em todo o mundo, qual o papel da Industry X Innovation Network?

A Accenture Industry X Innovation Network concentra- se em tornar as grandes ideias reais – ideias que estão a moldar a reinvenção digital da indústria. Com o ritmo acelerado de mudança que estamos a viver, a transformação é impossível sem inovação. É aqui que o papel da Industry X Innovation Network é fundamental, ajudando as empresas a alavancar, implementar e dimensionar rapidamente as mais recentes tecnologias e serviços digitais.

O nosso objectivo é explorar novas oportunidades de negócio e torná-las reais para os nossos clientes, passando pela transformação de operações, reinvenção de produtos, melhoria da experiência de clientes e colaboradores ou implementação de novos modelos de negócios. Para isso reunimos as capacidades das nossas pessoas, as tecnologias mais recentes e um profundo conhecimento do sector em espaços de inovação imersivos.

Cada centro funciona como um lugar de inovação, partilha de know-how e experiências, onde as empresas são apoiadas para acelerar o seu caminho de transformação de empresas de produtos para prestadores de serviços, utilizando produtos conectados. Criamos assim valor 360° para os nossos clientes, colaboradores e partners trabalhando no design de produtos, distribuição, vendas e desenvolvimento de negócios e apoiando sectores como o Automóvel, Aeroespacial e Defesa, Industrial, Seguros, Energia e Utilities e Life Sciences, no seu processo de transformação digital.

Como podem estas transformações digitais ajudar a reverter as alterações climáticas?

Os stakeholders estão a exigir cada vez mais que as empresas criem produtos sustentáveis, de forma sustentável. O interesse dos investidores pelo chamado investimento de impacto – procurar gerar um impacto positivo para a sociedade juntamente com um grande retorno financeiro – está a crescer. Os reguladores também estão a exigir maiores compromissos de sustentabilidade e os consumidores estão dispostos a pagar por produtos sustentáveis.

Essa pressão para se tornar mais sustentável será um factor crucial de digitalização no sector de produção. Por exemplo, 71% dos CEO dizem que o rastreamento em tempo real de materiais ou mercadorias impactará significativamente a sustentabilidade no seu sector nos próximos cinco anos, de acordo com o estudo United Nations Global Compact 2021.

Os gémeos digitais também desempenharão um papel fundamental no apoio aos esforços de sustentabilidade. Estas simulações data-driven de elementos e processos do mundo real podem reduzir o equivalente a 7,5 Gt de emissões de dióxido de carbono até 2030.

Como é que os líderes de produtos podem construir produtos de última geração bem-sucedidos?

Os líderes de produtos podem utilizar os dados e a tecnologia para desenvolver produtos que são na sua essência data-driven, que incluem desde a sua concepção a vontade dos consumidores. Esses produtos vão ao encontro da vontade dos consumidores e são construídos de forma mais eficiente, competitiva e sustentável. Mais, estas tecnologias trazem a flexibilidade que irá permitir que os produtos e serviços incorporem ao longo do seu ciclo de vida o feedback dos consumidores.

Consideram que as empresas precisam de uma mudança cultural mais ampla dentro da organização?

As transformações que estamos a discutir implicam alterações significativas na forma de trabalhar. Há com certeza empresas que têm já as suas culturas adaptadas a esta transformação, mas no geral, vamos ter de assistir a amplas mudanças culturais. A liderança e o talento serão dois pilares fundamentais para operar a mudança cultural das empresas para paradigmas em que as decisões são tomadas de forma mais ágil e assentes numa quantidade de dados e insights para os quais não estamos acostumados.

Quais as principais indústrias que podem beneficiar da combinação destas tecnologias emergentes? E porquê?

A Industry X está focada em duas áreas principais: a nossa equipa de Product Engineering and Servicing trabalha com os clientes para planear e definir o trajecto end-to-end dos produtos e projectar os processos de I&D do futuro. Arquitectamos, projectamos, desenvolvemos, construímos e entregamos software, hardware e escalabilidade e ajudamos os clientes a transformar as suas organizações. Os nossos serviços contribuem para um maior retorno do investimento em I&D, ao mesmo tempo que desbloqueiam novas fontes de receita, optimizando portefólios de produtos, acelerando o time-to-market, melhorando a confiabilidade do produto e aumentando a confiança do consumidor através de produtos seguros e sustentáveis.

Temos também uma área de Manufacturing & Operations que traz a transformação digital para o core da produção e para a cadeia logística alargada. Desde o design, à gestão de activos, aos projectos de investimento, e um mecanismo de inovação para impulsionar a melhoria contínua, aumentamos a fiabilidade e a performance de entregas através de controlos de projecto inteligentes e em tempo real, engenharia com IA incorporada, soluções mobile worker, analytics e gémeos digitais. Os serviços da Accenture contribuem para melhorar a eficiência de capital, reduzir os custos de produção, melhorar o impacto ambiental, aumentar a segurança e melhorar a produtividade e a experiência do trabalhador industrial, bem como melhorar a resiliência cibernética e a disponibilidade operacional.

Com a Industry X, a Accenture está a digitalizar as operações de fábrica em diferentes sectores usando soluções com base em IoT e IA para melhorar as margens, reduzir o desperdício e permitir a tomada de decisões em tempo real e orientada por dados. Estamos a colaborar com empresas de bens de consumo para implementar soluções de gestão de ciclo de vida de produtos para digitalizar os processos de I&D e acelerar a inovação de produtos. Também estamos a fazer parcerias com as indústrias de High-Tech e automóvel, desenvolvendo software incorporado e soluções de software para criar produtos inovadores e inteligentes. Qualquer que seja a indústria, qualquer que seja o produto, a Accenture pode ajudar.

Artigo publicado na Revista Executive Digest n.º 196 de Julho de 2022

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