Twitter prepara-se para perder coroa. Há cada vez mais pessoas a procurar notícias no Instagram

O Instagram vai ultrapassar o Twitter enquanto fonte de notícias. A conclusão é apresentada pelo relatório “2020 Reuters Institute Digital News”, segundo o qual a utilização do Instagram para aceder a informação duplicou desde 2018.

A culpa será, pelo menos em parte, da pandemia: o mesmo relatório indica que perto de um quarto dos utilizadores do Instagram com idades entre os 18 e os 24 anos, no Reino Unido, usou esta rede social para saber novidades sobre o coronavírus. No geral, a tendência é mais forte junto dos jovens.

Segundo os mesmos dados, reportados pela BBC, o Instagram é utilizado por mais de um terço dos inquiridos (de um total de seis países). Destes, dois terços têm menos de 25 anos. Entre os mais jovens, 11% usa o Instagram para aceder a notícias. O Twitter aparece apenas ligeiramente acima, com 12%.

Nic Newman, autor do relatório, explica que o Instagram se tornou muito popular entre os utilizadores mais novos. «Eles respondem muito bem a histórias que são contadas de forma simples com imagens visuais», esclarece.

Por outro lado, as redes sociais no seu todo aparecem como uma das fontes menos credíveis. Apenas 26% das pessoas inquiridas pelo Reuters Institute admite confiar nas notícias sobre o COVID-19 que lê neste tipo de plataformas. Uma percentagem semelhante diz confiar em notícias partilhadas através de aplicações de conversação como Facebook Messenger ou WhatsApp.

O relatório revela ainda que no extremo oposto ficam as entidades governamentais nacionais e os órgãos de comunicação social: 59% dos inquiridos confia nas notícias que chegam destas fontes.

Ler Mais





Comentários
Loading...