A Ikea vai lançar no Reino Unido uma plataforma própria de compra e venda de artigos em segunda mão, numa aposta que coloca a gigante sueca do mobiliário em concorrência direta com nomes como eBay, Facebook Marketplace e Vinted.
Segundo o The Guardian, o novo serviço deverá chegar ao mercado britânico nos próximos meses e permitirá que os membros do programa Ikea Family comprem e vendam diretamente entre si móveis e outros produtos usados da marca.
A plataforma será orientada para transações locais e pretende facilitar a circulação de artigos já utilizados, desde estantes Billy a cadeirões Poäng.
Projeto já foi testado em Espanha e na Noruega
A entrada no Reino Unido surge depois de experiências semelhantes em Espanha e na Noruega e cinco anos após a Ikea ter começado a comprar e revender produtos usados em algumas lojas britânicas.
A empresa afirma que quer tornar o processo de dar uma segunda vida aos seus produtos o mais simples possível, criando um espaço considerado seguro e fácil de utilizar pelos membros do programa de fidelização.
De acordo com o The Guardian, a Ikea deverá divulgar mais detalhes sobre o funcionamento da plataforma britânica nos próximos meses.
Ikea ajuda vendedores a definir descrição e preço
Na versão espanhola do serviço, a empresa procura simplificar a colocação dos artigos à venda através de descrições de produto já preenchidas e sugestões de preço.
Os vendedores podem ainda receber um valor 15% superior ao preço do artigo caso escolham ser pagos através de um cartão-presente da Ikea.
Em Espanha, por exemplo, um cadeirão Poäng usado está anunciado por 56 euros, aproximadamente metade do preço de uma unidade nova.
A partir de janeiro do próximo ano, os compradores espanhóis terão de pagar uma taxa de proteção de 5% destinada a suportar diferentes custos relacionados com a transação, num modelo semelhante ao utilizado pela Vinted.
Mercado de segunda mão ganha peso
A aposta da Ikea acontece numa altura em que a compra de produtos usados está a ganhar cada vez mais espaço no Reino Unido.
Plataformas como Vinted, Facebook Marketplace e Gumtree têm beneficiado desse crescimento, enquanto outros operadores procuram também conquistar uma parte do mercado.
A Vinted, inicialmente centrada na revenda de roupa, tem vindo a alargar a atividade a categorias como artigos para casa e produtos eletrónicos.
Também empresas como Currys e AO estão a vender produtos usados ou recondicionados. A AO reforçou essa posição depois de adquirir, em 2024, a MusicMagpie, empresa especializada em eletrónica recondicionada e videojogos em segunda mão.
Concorrência aumenta num mercado cada vez mais disputado
O crescimento da procura por produtos usados está a intensificar a concorrência entre plataformas e retalhistas.
Os artigos de segunda mão representam já cerca de um décimo das vendas globais de moda, enquanto o modelo de revenda se estende progressivamente a outros segmentos, incluindo mobiliário, eletrodomésticos e tecnologia.
Com a nova plataforma, a Ikea procura aproveitar essa tendência e manter os seus produtos dentro de um ecossistema próprio de revenda, aproximando diretamente compradores e vendedores da marca.












