Calor intensifica-se esta quarta-feira com máximas de até 36 ºC no interior e Algarve

Portugal continental prepara-se para mais um dia de calor intenso esta quarta-feira, com uma subida generalizada das temperaturas máximas em várias regiões do interior e do Sul do país.

Pedro Zagacho Gonçalves

Portugal continental prepara-se para mais um dia de calor intenso esta quarta-feira, com uma subida generalizada das temperaturas máximas em várias regiões do interior e do Sul do país. O estado do tempo continuará marcado por céu pouco nublado ou limpo, ambiente seco e vento predominantemente de oeste, num cenário que favorecerá o aquecimento do território, sobretudo longe da faixa costeira. Em muitas localidades do interior, os termómetros deverão subir entre dois e três graus face aos valores registados na terça-feira, tornando esta quarta-feira o dia mais quente da semana em termos de intensidade e abrangência geográfica.

Escolha a Executive Digest como fonte preferida no Google Escolher ›

Segundo as previsões do portal especializado Tempo.pt, as temperaturas mais elevadas deverão concentrar-se no interior Norte, Centro e Alentejo, bem como no Sotavento Algarvio. As quatro capitais de distrito mais quentes serão Bragança e Évora, ambas com uma máxima prevista de 36 ºC, seguindo-se Castelo Branco e Beja, onde os termómetros deverão atingir os 35 ºC. Muito próximas destes valores estarão ainda Vila Real e Portalegre, com máximas de 34 ºC. No restante território, as previsões apontam para 32 ºC em Faro, 30 ºC em Lisboa e Coimbra, 31 ºC em Viseu e 24 ºC no Porto, onde a influência marítima continuará a limitar a subida da temperatura.

Entre esta quarta-feira e quinta-feira, o tempo manter-se-á estável em praticamente todo o continente, com predomínio de céu limpo ou pouco nublado. Ainda assim, prevê-se a formação de nebulosidade durante a manhã em grande parte da faixa costeira ocidental e, pontualmente, em algumas zonas do interior. Essa diferença entre litoral e interior continuará a refletir-se nas temperaturas, uma vez que a proximidade do oceano Atlântico favorecerá a persistência de nuvens baixas durante as primeiras horas do dia junto à costa, impedindo um aquecimento tão acentuado como o esperado nas regiões interiores.

A subida das temperaturas resulta da deslocação ligeira para noroeste de uma bolsa de ar frio, permitindo o reforço da crista subtropical sobre a Península Ibérica. Esta configuração atmosférica favorecerá a entrada de uma massa de ar quente e seco proveniente do Norte de África e do interior de Espanha, transportada de sul para norte e de leste para oeste, atingindo sobretudo o interior e a metade oriental de Portugal continental, incluindo o Sotavento Algarvio.

As previsões indicam que várias zonas do país poderão registar temperaturas máximas entre 35 ºC e 39 ºC, especialmente nos vales do Douro, Tua e Sabor, na Beira Baixa, no Alentejo e no Sotavento Algarvio. Paralelamente, os mapas de anomalia térmica apontam para valores acima da média para esta época do ano em praticamente todo o território continental, com desvios positivos entre 2 ºC e 4 ºC, podendo atingir cerca de 7 ºC em algumas áreas do interior Norte.

Continue a ler após a publicidade
Continue a ler após a publicidade

Além da circulação de ar quente, outros fatores meteorológicos e geográficos contribuirão para o aumento das temperaturas. O predomínio de céu limpo ou com muito pouca nebulosidade permitirá uma maior incidência da radiação solar durante o dia, enquanto o processo de subsidência associado às altas pressões favorecerá o aquecimento da massa de ar. Em zonas de vale, como os vales do Douro e do Guadiana, a própria configuração do relevo potenciará uma maior acumulação de calor ao longo do dia, permitindo que as localidades aí situadas atinjam temperaturas superiores às registadas nas áreas envolventes.

Apesar deste episódio de calor, a previsão aponta para que a situação seja de curta duração. O aquecimento deverá concentrar-se essencialmente entre esta quarta-feira e quinta-feira, mantendo-se o tempo seco e estável antes de uma alteração das condições atmosféricas prevista para os dias seguintes.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.