Covid-19: Esteve a dois metros de um infetado? Esta aplicação vai alertá-lo

O Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, em parceria com o Instituto de Engenharia de Sistemas de Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) estão a desenvolver uma aplicação móvel que vai alertar os utilizadores que estiveram a cerca de dois metros de um paciente infectado com o novo coronavírus durante pelo menos 15 minutos, de acordo com o ‘Jornal de Notícias’.

A aplicação, denominada de ‘StayAway’, conta com o apoio do governo português e funciona até aos 14 dias anteriores a que a pessoa esteve com o suspeito da Covid-19. Estima-se que esteja disponível no final deste mês de Maio, sendo nessa altura enviada à Google e à Apple para que todos os utilizadores possam usufruir de forma gratuita na suas lojas virtuais, explicou o presidente do INESC TEC, José Manuel Mendonça.

A aplicação está programada para emitir alertas apenas quando as pessoas tiveram estado durante pelo menos 15 minutos a uma distância igual ou inferior a dois metros, para evitar que os utilizadores estejam constantemente  a ser notificados quando lidam diariamente com todo o tipo de público, como é o caso de um operador de caixa, por exemplo.

Por sua vez, o presidente da Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto reconheceu que a aplicação vai gerar «falsos positivos», fazendo com que os utilizadores decidam realizar testes de diagnóstico muitas vezes sem justificação.  Ainda assim relativiza a situação, dizendo «o mesmo acontece em todos os tipos de rastreio».

A privacidade de dados é garantida, visto que aqueles que decidirem utilizar a aplicação e receberem um alerta, não terão qualquer informação sobre o local ou a data em que se deu esse contacto, muito menos da identidade do paciente infectado.






Comentários
Loading...