Covid-19: China instala câmaras de videovigilância à porta das pessoas

São já muitas as inovações tecnológicas utilizadas pelos diferentes países do mundo e a China não é excepção, sendo até pioneira em muitas das ideias, como é o caso dos QR Codes.

A mais recente medida implementada pelo país, passa por instalar câmaras de videovigilância à porta de casa da população e em alguns casos até dentro da própria casa, tal como testemunhou uma família irlandesa residente no país, citada pela ‘CNN’.

Após uma viagem ao sul da China, a família irlandesa estava de regresso a casa, para cumprir um período de confinamento durante duas semanas, uma medida obrigatória imposta pelo governo de Pequim para impedir a propagação do novo coronavírus.

Ian Lahiffe, de 34 anos contou à ‘CNN’, que abriu a porta e viu a câmara a ser instalada, sem aviso prévio. «(Ter uma câmara à porta) é uma inacreditável sensação de invasão de privacidade», disse acrescentando que «Isto é um registo massivo de dados. E não sei até que ponto é realmente legal», afirmou.

Embora não haja nenhum anúncio oficial a informar os proprietários das habitações sobre a instalação das câmaras, o que é certo é que tem acontecido em algumas cidades da China desde pelo menos Fevereiro, segundo outras três pessoas que também contaram a sua experiência à ‘CNN’.

Actualmente, não existe na China uma lei nacional específica para regulamentar a utilização de câmaras de vigilância, contudo os dispositivos já fazem parte da vida pública da população, uma vez que são usados para observar as pessoas que atravessam a rua, que entram em superfícies comerciais, que jantam em restaurantes, que circulam nos transportes públicos ou até mesmo que frequentam uma sala de aula da escola.

Mais de 20 milhões de câmaras já foram instaladas na China desde 2017, de acordo com a emissora estatal CCTV , ainda que outras fontes sugiram um número muito maior. De acordo com um relatório da ‘IHS Markit Technology’, agora parte da ‘Informa Tech’, a China tinha 349 milhões de câmaras de vigilância instaladas em 2018, um número quase cinco vezes ao verificado nos Estados Unidos.

A China possui ainda oito das dez cidades com mais câmaras do mundo, com base no número de dispositivos por mil pessoas, segundo a empresa de pesquisa de tecnologia britânica Comparitech, um sistema que se intensificou ainda mais com a pandemia, que levou o país a instalar os dispositivos nos mais variados locais: desde espaços públicos na cidade até as portas de casa e, em alguns casos raros,até dentro dos seus apartamentos

Ler Mais





Comentários
Loading...