Sabe qual foi o supermercado online mais barato do país em 2025?

Diariamente, a DECO PROteste recolheu os preços de um cabaz de mais de duas centenas de produtos, em nove supermercados online que operam em Portugal Continental

Executive Digest com DECO PROTeste
Janeiro 14, 2026
7:45

O Continente foi o supermercado online mais barato entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2025. Por essa razão, a DECO PROteste atribuiu-lhe o selo “Mais barato”. Pingo Doce e Froiz partilham entre si o segundo lugar do pódio dos supermercados online mais em conta. E a terceira posição é ocupada pelo Auchan e pelo 360Hyper. A análise foi realizada com base nos índices de preços calculados entre 1 de janeiro e 31 de dezembro do ano passado.

Diariamente, a DECO PROteste recolheu os preços de um cabaz de mais de duas centenas de produtos, em nove supermercados online que operam em Portugal Continental – Apolónia, Auchan, Continente, El Corte Inglés, Froiz, Intermarché, Minipreço, Pingo Doce e 360Hyper. Os dados foram ponderados tendo em conta as despesas das famílias portuguesas.

Qual é o supermercado online mais barato no meu concelho?

A seguir ao Continente (índice 100), o Pingo Doce e o Froiz (índice 101) foram os supermercados online com o nível de preços mais baixo, 1% mais caros do que o primeiro. O Auchan e o 360Hyper (índice 102) estão em terceiro lugar, sendo 2% mais caros.

Em sentido inverso, em 2025, o El Corte Inglés (índice 110) foi o supermercado online mais caro, com um nível de preços 10% acima do Continente. Numa posição intermédia, ficou o Minipreço (índice 104), 4% acima do mais barato. O Intermarché, com o índice 103, ficou 3% mais caro.

O que encontro no simulador dos supermercados online?

Criado em dezembro de 2021, o simulador da DECO PROteste permite encontrar o supermercado online mais barato, com entrega ao domicílio, no concelho que for selecionado. Os índices são calculados com base nos preços recolhidos no dia anterior. Ao supermercado online mais barato é atribuído o índice 100.

Calculados em função deste, os restantes supermercados vão registando índices superiores. Cada ponto acima de 100 significa que o mesmo cabaz fica 1% mais caro. Nas contas não entram os custos de entrega, nem descontos em cartão ou em talão, nem promoções condicionadas à compra de outros produtos.

Para o cálculo do índice, são considerados válidos os supermercados online que tenham, no mínimo, 65% dos produtos do cabaz completo. Se um supermercado não oferecer um número de produtos suficiente, o índice não é apresentado.

Se os índices diários variam, como é avaliado o nível de preços dos supermercados online? Através do gráfico com o pódio dos índices de preços, que o simulador apresenta. Para fazer o ranking dos supermercados online e determinar quais são os mais baratos, são tidos em conta os índices de preços do cabaz completo, calculados todos os dias, num período de 12 meses, de janeiro a dezembro. A DECO PROteste atribui pesos diferentes aos índices de preços consoante a sua antiguidade. Aos mais recentes, é dado mais peso do que aos mais antigos.

Porque os preços não são sempre iguais, importa analisar o comportamento dos supermercados online ao longo do tempo. Para tal, desde março de 2022, o simulador da DECO PROteste disponibiliza igualmente um gráfico com a evolução dos índices de preços nos últimos três meses.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.