A E-REDES vai realizar este domingo um conjunto de trabalhos programados de manutenção e de reforço da qualidade da rede de distribuição de energia elétrica, o que implicará interrupções temporárias e pontuais no fornecimento de eletricidade em algumas zonas do país. A empresa sublinha que os cortes serão circunscritos no tempo e no espaço, estando já definidos os locais e horários afetados.
Os trabalhos são programados preferencialmente ao domingo, precisamente para reduzir o impacto junto da população e da atividade económica, sendo antecedidos de comunicação prévia. O objetivo, refere a empresa, é que as interrupções sejam curtas, pontuais e limitadas às zonas estritamente necessárias, permitindo a execução de intervenções preventivas em condições de segurança adequadas.
Zonas afetadas no distrito de Faro
No distrito de Faro, estão previstas interrupções no fornecimento de energia em Quarteira, no concelho de Loulé. O corte está agendado hoje, entre as 07:00 e as 11:00, afetando a zona da Volta do Esquilo, na freguesia de Quarteira.
Ainda no Algarve, no concelho de Tavira, a interrupção ocorrerá também este domingo, no mesmo horário, entre as 07:00 e as 11:00, abrangendo a Urbanização da Nora Velha, localizada na União das Freguesias de Tavira.
Cortes previstos na Área Metropolitana de Lisboa
Na Área Metropolitana de Lisboa, estão igualmente programadas interrupções temporárias no fornecimento de eletricidade. Na freguesia de São Domingos de Rana, o corte está previsto para hoje, entre as 05:00 e as 11:00, afetando a Rua de Pompeu, a Rua Júlio César e a Rua Tito Flávio.
Já na União das Freguesias de Moscavide e Portela, a interrupção ocorrerá entre as 06:00 e as 11:00, incidindo sobre a Avenida dos Descobrimentos, a Rua Pedro Álvares Cabral e a zona de Serviços Higiénicos e Jardins, conforme indicado pela E-REDES.
A empresa recomenda aos consumidores das zonas afetadas que planeiem as suas atividades tendo em conta estes períodos de interrupção e recorda que a informação detalhada sobre locais e horários pode ser consultada nos canais oficiais da E-REDES.
Segundo a E-REDES, estas intervenções enquadram-se nos artigos 72.º e 75.º do Regulamento de Relações Comerciais do Setor Elétrico e Gás, que regulam a realização de trabalhos na rede sempre que sejam necessários para garantir a segurança, a fiabilidade e a qualidade do serviço prestado aos consumidores.
A E-REDES destaca ainda que estas interrupções são essenciais para minimizar riscos para as equipas técnicas, garantindo que os trabalhos decorrem com todas as condições de segurança exigidas. Por esse motivo, alerta também para que, por razões de segurança, todas as instalações elétricas devam ser consideradas permanentemente em tensão, mesmo em caso de restabelecimento antecipado da alimentação ou de realização de ensaios técnicos.














