A partir desta quinta-feira, os portugueses passam a poder resolver a maioria dos seus assuntos com a Administração Pública sem sair de casa. O Governo lança oficialmente a Loja do Cidadão Virtual, uma plataforma digital que reúne, num só espaço online, mais de uma centena de serviços públicos, sendo que alguns deles oferecem apoio por videochamada.
De acordo com o Ministério da Modernização do Estado, o novo portal tem como objetivo “modernizar a Administração Pública e reduzir a burocracia”, mantendo, no entanto, o atendimento presencial para quem necessite. A digitalização, sublinha o executivo, “não deixará ninguém para trás”, reforçando o compromisso com uma administração mais acessível e inclusiva.
Em entrevista à ‘TVI’, o ministro Adjunto e da Reforma do Estado, Gonçalo Saraiva Matias, explicou que a nova loja online vai disponibilizar 150 serviços imediatos, desde o pedido de certidões e registos à renovação do Cartão de Cidadão, da carta de condução ou à alteração da morada. Também será possível tratar de assuntos das Finanças, Segurança Social, IMT e Saúde, bem como realizar pedidos de empresas ou entidades públicas.
O acesso à Loja do Cidadão Virtual poderá ser feito através do portal ePortugal.gov.pt ou da aplicação Gov.pt, utilizando a Chave Móvel Digital, o Cartão de Cidadão ou as credenciais do portal das Finanças. Estes métodos garantem a autenticação e a assinatura digital de documentos de forma segura.
Governo quer reduzir atendimentos presenciais
Segundo o ministro, o objetivo é reduzir drasticamente o número de deslocações aos balcões físicos. “A nossa expectativa é baixar de nove milhões de atendimentos presenciais para metade ou menos de metade”, afirmou, acrescentando que os espaços físicos das Lojas do Cidadão passarão a estar reservados para “casos de maior necessidade”.
A Loja do Cidadão Virtual é uma das principais apostas do Governo na área da transformação digital do Estado, num projeto que integra o plano “Digital by Default”. Até 2030, o objetivo é que 100% dos serviços públicos estejam disponíveis online, permitindo uma interação mais simples e eficiente entre cidadãos e Administração Pública.














