Regresso às aulas: é assim que deve transportar a mochila do seu filho no carro

À primeira vista, o início do ano letivo parece ter pouco a ver com o mundo do automobilismo. No entanto, ambos estão mais intimamente ligados do que parece

Francisco Laranjeira
Setembro 14, 2025
17:00

À primeira vista, o início do ano letivo parece ter pouco a ver com o mundo do automobilismo. No entanto, ambos estão mais intimamente ligados do que parece. A Guardia Civil de Espanha, assim como a Direção-Geral de Trânsito (DGT) aproveitaram o regresso às aulas para relembrar um conselho fundamental e uma dica muito útil.

A Guarda Civil costuma lembrar às crianças que, ao levá-las à escola, devem certificar-se de que “as mochilas e malas estejam bem presas ou no porta-bagagens”. Em qualquer viagem, cada item deve ter o seu lugar: a bagagem é no porta-malas e, para evitar que ela se mova, é aconselhável usar um sistema de retenção, como uma rede ou um cinto.

Dessa forma, caso ocorra uma travagem brusca, as mochilas não serão arremessadas contra os ocupantes do veículo, evitando o temido “efeito elefante”. Em caso de acidente a 50 km/h, uma mochila de apenas quatro quilos pode impactar com uma força equivalente a 158 kg, devido ao aumento de massa causado pela desaceleração.

É importante lembrar que a Direção-Geral de Trânsito (DGT) recomenda o uso do cinto de segurança traseiro mesmo quando não há passageiros. O motivo? Para evitar que a carga do porta-bagagens se desloque para o compartimento de passageiros em caso de colisão ou travagem brusca, colocando os ocupantes em risco.

Este não é o único conselho a ter em mente ao viajar para levar as crianças à escola. A DGT enfatizou o truque da mochila: um gesto que ajuda a minimizar acidentes em áreas escolares.

O que isso envolve? Colocar as mochilas no porta-bagagens. Dessa forma, quando o motorista estacionar em segurança num local seguro, as crianças não sairão do veículo rapidamente, pois terão de apanhar as mochilas primeiro.

Para tanto, a DGT lembrou aos motoristas que,sempre que possível, as pessoas devem sair dos carros de forma organizada, evitando sair em dupla fila, o que é bastante comum nas escolas.

Essa manobra, que deve levar menos de dois minutos, representa um risco para quem está a sair. O motivo? É difícil distinguir que carros estão completamente parados e quais estão prestes a reiniciar a marcha, especialmente para crianças, que muitas vezes saem a correr do veículo sem verificar as condições do trânsito. Por isso a importância do truque da mochila.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.