Europa viveu o mês de março mais quente de que há registo

Segundo o boletim, apenas na Península Ibérica e no sul de França não foi registado o recorde de temperatura no mês passado

Executive Digest com Lusa

O mês de março foi o mais quente alguma vez registado na Europa, de acordo com o boletim mensal divulgado hoje pelo Observatório Europeu Copernicus.

Segundo o boletim, apenas na Península Ibérica e no sul de França não foi registado o recorde de temperatura no mês passado.

No entanto, foram registadas chuvas extremas, até mesmo recordes, em algumas regiões, como Espanha e Portugal, enquanto outras tiveram um mês historicamente seco, como a Holanda e o norte da Alemanha.

Noutras áreas, estudos da rede científica World Weather Attribution (WWA) concluíram que as alterações climáticas intensificaram uma onda de calor intensa na Ásia Central e provocaram chuvas que causaram inundações mortais na Argentina.

Março de 2025 foi o segundo mais quente do planeta, atrás de março de 2024, prolongando uma sequência ininterrupta de temperaturas recorde ou quase recorde desde julho de 2023.

Continue a ler após a publicidade

Desde então, com uma exceção, todos os meses foram pelo menos 1,5 graus Celsius mais quentes do que a média pré-industrial, desafiando os cientistas a explicar esta longa e invulgar sequência.

Março de 2025, com uma temperatura média de 14,06 graus Celsius, é apenas 0,08 graus mais frio do que o recorde de março de 2024 e pouco mais quente do que 2016, segundo Copernicus.

“Só que estes dois extremos anteriores foram observados durante um forte episódio de El Niño”, segundo o boletim.

Continue a ler após a publicidade
Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.