Milhares de proprietários de imóveis em Los Angeles foram ‘abandonados’ pelas suas seguradoras antes do incêndio

Conforme os grandes incêndios florestais continuam a consumir Los Angeles, na Califórnia, o papel das seguradoras tem sido alvo de críticas, depois de terem sido cancelada a cobertura de milhares de residências e empresas no estado – os incêndios devastaram diversas comunidades da área de Los Angeles, queimando milhares de casas e alimentando receios sobre o número total de mortos.

Pacific Palisades, um dos bairros de Los Angeles mais devastado pelos incêndios, é emblemático do pesadelo de seguros que cada vez mais é enfrentado por proprietários de imóveis que residem em regiões propensas a desastres climáticos.

Cerca de 1.600 apólices em Pacific Palisades foram canceladas pela State Farm em julho, disse o porta-voz do Departamento de Seguros da Califórnia, Michael Soller, à ‘CBS MoneyWatch’. Uma análise de dados de seguros pela CBS San Francisco no ano passado descobriu que a State Farm também cancelou mais de 2.000 apólices em dois outros códigos postais de Los Angeles, que incluem os bairros de Brentwood, Calabasas, Hidden Hills e Monte Nido.

A decisão da State Farm refletiu uma tendência das seguradoras privadas, incluindo a Allstate e a Farmers Insurance, de abandonar as apólices da Califórnia ou interromper a subscrição, deixando os proprietários com a escolha de obter cobertura por meio da seguradora de último recurso, o California Fair Access to Insurance Requirements Plan, ou FAIR Plan, ou abrir mão do seguro completamente. O Plano FAIR fornece cobertura básica de seguro contra incêndio para propriedades em áreas de alto risco, quando as seguradoras tradicionais não o fazem.

Como resultado, os proprietários de imóveis em Pacific Palisades foram mudando para o Plano FAIR, com cerca de 1.400 das 9.000 casas da cidade cobertas pelo plano em 2024, mais que o quádruplo do número em 2020, de acordo com dados da seguradora. Em outras palavras, antes do desastre, cerca de 1 em cada 7 proprietários de imóveis dependia do Plano FAIR.

O incêndio em Palisades pode tornar-se o incêndio florestal mais caro da história devido ao número de prédios que foram destruídos e porque as estruturas estão entre as casas mais caras do país, apontou Daniel Swain, climatologista da Universidade da Califórnia em Los Angeles. As 9.000 unidades residenciais do bairro têm um valor médio de 3,1 milhões de dólares, de acordo com a empresa de dados imobiliários ATTOM Data.

As perdas económicas causadas pelo desastre devem chegar a quase 50 mil milhões de dólares, com perdas seguradas a ultrapassar os 20 mil milhões de dólares- um valor que pode aumentar se os incêndios não forem controlados, de acordo com o analista do JPMorgan, Jimmy Bhullar, conforme relatado pelo ‘The Wall Street Journal’.”Infelizmente, muitas seguradoras cancelaram os seguros de muitas famílias que foram afetadas e serão afetadas, o que só vai atrasar ou sobrecarregar ainda mais a sua capacidade de recuperação, e acho que esse é um ponto importante que deve ser levantado”, denunciou a vice-presidente Kamala Harris esta quinta-feira.