Caixa Geral de Depósitos e Banco Europeu de Investimento formalizam financiamento de 300 milhões para empresas portuguesas
A Caixa Geral de Depósitos (CGD) e o Banco Europeu de Investimento (BEI) formalizaram um acordo estratégico que irá permitir a concessão de até 300 milhões de euros em novos financiamentos destinados a apoiar a modernização e a inovação nas empresas de média capitalização (Midcaps) e entidades do Setor Público em Portugal.
O acordo, que se insere no programa LRS – EU Enhanced Support for Midcaps da União Europeia, visa facilitar o acesso a créditos em condições mais vantajosas para projetos nas áreas de digitalização, saúde, educação, modernização produtiva, energia sustentável e recursos naturais, entre outras.
O BEI fornecerá uma garantia de 50% à CGD, possibilitando condições de financiamento mais favoráveis, com foco no apoio à inovação, crescimento e sustentabilidade das empresas portuguesas.
Estima-se que a maioria dos beneficiários do novo programa esteja localizada em regiões prioritárias de coesão, contribuindo para o desenvolvimento económico regional do país.
“A Caixa Geral de Depósitos é um dos nossos parceiros de maior confiança em Portugal”, afirmou Jean-Christophe Laloux, Diretor-Geral do BEI e Head of EU Lending and Advisory. “Temos o prazer de trabalhar com a CGD para apoiar o sucesso a longo prazo da economia portuguesa, para a qual a competitividade e a inovação das pequenas e médias empresas são fundamentais.”
Francisco Cary, Administrador Executivo da CGD, realçou a importância deste novo acordo para a promoção do crescimento das empresas portuguesas: “Temos uma relação antiga e profícua com o BEI, e ambos acreditamos no poder da colaboração e da parceria entre Bancos e Empresas para atingir o sucesso.