‘Mau tempo’ ao largo dos EUA: furacão tem potencial para se tornar no maior ciclone de todos os tempos

Um poderoso “ciclone bomba” está a dirigir-se para o noroeste do Pacífico, que traz consigo ventos com nível de furacão e condições adversas para as áreas costeiras: de acordo com a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA), o termo “ciclone bomba” refere-se a qualquer ciclone de latitude média que passou por “bombogénese”, ou seja, um rápido aumento de força.

O Serviço Nacional de Meteorologia (NWS) dos Estados Unidos emitiu alertas para alguns estados americanos devido à força da natureza: desde a tarde da passada terça-feira até esta noite, os ventos offshore passaram de 128 para 152 km/h, com ondas a atingirem até 8 metros.

“Ventos danosos derrubarão árvores e linhas de energia. São esperadas faltas de energia generalizadas”, apontou o alerta do NWS, que avisou os moradores para que tomem cuidados com “detritos e ramos de árvores a cair”. “A tempestade de ‘ciclones bomba’ que se espalha pela costa do noroeste do Pacífico é poderosa o suficiente para produzir ventos com força de furacão de categoria 1 a quilómetros da costa”, acrescentaram os meteorologistas.

O meteorologista Kelley Bayern, do ‘KOIN’ 6, salientou: “Temos sorte de que esta tempestade explosiva esteja bem longe da costa e sobre águas oceânicas abertas. Caso contrário, poderíamos estar a falar de uma grande tempestade de vento com impactos danosos.”

Se quiser assistir à tempestade em tempo real, pode ir consultando este site.

Ler Mais





Comentários
Loading...