INEM reforça dispositivo de emergência com 10 ambulâncias de socorro
O Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) vai ser reforçado, esta terça-feira, com 10 ambulâncias de socorro, distribuídas por Postos de Emergência Médica (PEM) em Corpos de Bombeiros e Delegações da Cruz Vermelha Portuguesa.
Esta medida, implementada pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), visa fazer face aos condicionamentos verificados devido à greve dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (TEPH) às horas extraordinárias, para além do previsível aumento de ocorrências relacionadas com os meses de outono e inverno.
O dispositivo de emergência tinha já sido reforçado com oito meios, que deverão estar em funcionamento até 31 de dezembro.
Com este incremento, o SIEM passa a dispor de um total de 711 meios de emergência pré-hospitalar, dos quais 445 são PEM e 91 são Postos Reserva, num aumento de 45 ambulâncias em relação ao final de 2023.
Enquanto entidade responsável pelo SIEM em Portugal continental, cabe ao INEM acompanhar e analisar de forma constante as necessidades reais da população e, sempre que necessário, ajustar ou reforçar os meios de emergência para adequar a capacidade do sistema.
Reforça-se a importância de uma utilização responsável do Número Europeu de Emergência – 112, que deve ser contactado apenas em situações de emergência, para garantir que os recursos estejam disponíveis para quem realmente precisa. Para outras situações, os cidadãos devem contactar o SNS24 através do número 808 24 24 24.