Logicalis: «O papel dos líderes é determinante para assegurar um futuro sustentável nas organizações»
A Logicalis reconhece que o ESG (Ambiental, Social e Governança) já não é apenas uma questão de conformidade, mas sim um verdadeiro diferenciador competitivo. Em entrevista à Executive Digest, Neuza Alcobio, directora de Marketing e Comunicação na Logicalis Portugal, explica como a empresa pode ajudar na transformação digital sustentável das organizações.
Pode começar por nos falar um pouco sobre o seu papel na Logicalis e o tema que nos traz hoje?
Sou directora de Marketing e Comunicação na Logicalis Portugal e gostaria de partilhar os nossos progressos na área de Responsible Business, em particular a nossa visão sobre a Customer Journey para um IT mais sustentável, que temos vindo a desenvolver nos últimos anos para os nossos clientes.
Falemos então de transformação digital. Qual é, na sua opinião, o ponto de partida, sobretudo quando o foco é a sustentabilidade?
A transformação digital começa sempre com a visibilidade, especialmente quando queremos que seja eficiente, resiliente e responsável. O mais recente Global CIO Report da Logicalis revela que 80% dos CIOs enfrentam dificuldades em analisar o desempenho da sua pegada digital. E, no entanto, o papel destes líderes é cada vez mais determinante para assegurar um futuro sustentável nas organizações. O que não se pode medir, não se pode gerir. Por isso, garantir essa visibilidade é o primeiro passo no nosso percurso para um Responsible Business.
Como é que a Logicalis tem integrado esta visão na sua estratégia empresarial?
Na Logicalis, reconhecemos que o ESG (Ambiental, Social e Governança) já não é apenas uma questão de conformidade, mas sim um verdadeiro diferenciador competitivo. Para nos mantermos na vanguarda enquanto líderes tecnológicos, a nossa agenda de Responsible Business tornou-se um eixo estratégico transversal a toda a organização. Nos últimos três anos, implementámos uma estratégia focada em três áreas principais: as nossas pessoas, as nossas comunidades e o nosso planeta.
Pode-nos falar um pouco mais sobre as metas que definiram para cada uma dessas áreas?
Por exemplo, no que toca às emissões de carbono, temos o objectivo de alcançar a neutralidade nas emissões de scope 1 e scope 2, e garantir que 75% da energia que utilizamos nas nossas operações globais seja renovável até 2025. Além disso, implementámos políticas de viagens sustentáveis, e, só no último ano, conseguimos reduzir 26% das emissões de carbono associadas a viagens, apesar de termos registado um aumento de 23% nas deslocações do grupo. Outro foco importante tem sido a gestão de resíduos electrónicos, com o objectivo de processar 50% desses resíduos de forma sustentável já no início de 2025.
Como é que a tecnologia desempenha um papel neste percurso?
A tecnologia é fundamental. Desenvolvemos a plataforma Logicalis Managed Digital Fabric, que oferece aos nossos clientes uma visão em tempo real do desempenho do seu ecossistema digital, incluindo métricas de impacto ambiental. Isto permite transformar a visibilidade em acções concretas, possibilitando uma gestão mais eficaz da pegada digital sem comprometer a eficiência ou inovação. Para além disso, estamos a trabalhar com iniciativas como a Ecovadis e a SBTi, que nos ajudam a auditar e medir o nosso progresso em áreas como a cadeia de fornecimento e a divulgação de emissões.
E podem partilhar alguns exemplos de como estas iniciativas já estão a fazer a diferença para os vossos clientes?
Um dos exemplos mais relevantes é a colaboração com a Noble Foods, um dos maiores fornecedores mundiais de alimentos frescos. Ajudámos este cliente a dar passos significativos para atingir o objectivo de Net Zero até 2050, através da modernização da sua rede e da reciclagem do hardware antigo. Outro caso de sucesso é o SMAS Torres Vedras, onde, em parceria com a Cisco, implementámos uma solução avançada de gestão de água e resíduos que melhorou a eficiência operacional e a segurança da infraestrutura.
Falou há pouco da Customer Journey para um IT sustentável. Como é que essa jornada é desenhada para os vossos clientes?
A nossa abordagem assenta em quatro pilares: educar, avaliar, navegar e mitigar. Começamos por educar os nossos clientes sobre o impacto das suas emissões tecnológicas, ajudando-os a compreender onde podem melhorar. Depois, avaliamos as suas operações e identificamos as principais fontes de emissões. Com base nisso, desenhamos estratégias tecnológicas sustentáveis e, finalmente, ajudamos a implementar soluções que reduzem as emissões e promovem a economia circular. Um dos nossos compromissos é ajudar os clientes a reduzir 5 milhões de toneladas de CO2 até 2030 e a desviar 1 milhão de toneladas de resíduos electrónicos dos aterros.
Como é que a Logicalis pretende continuar a liderar esta transformação?
A nossa missão é ser o IT Provider de eleição para os clientes que querem aliar eficiência e sustentabilidade. Temos ambições claras, como prolongar a vida útil dos equipamentos, contribuindo para a acessibilidade tecnológica e para a mitigação da pobreza tecnológica. A inovação constante, aliada a metas ambiciosas e a processos robustos, é o que nos permite liderar com responsabilidade e apoiar os nossos clientes na sua própria jornada para um IT mais sustentável.
» Neuza Alcobio, directora de Marketing e Comunicação na Logicalis Portugal
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Redução da pegada ambiental”, publicado na edição de Outubro (n.º 223) da Executive Digest.