É uma banana colada a uma parede com fita adesiva, vai a leilão, e pode chegar aos 1,4 milhões de euros

Em 2019, o artista Maurizio Cattelan fez história ao colar uma banana fresca com fita adesiva numa parede durante a Art Basel Miami Beach, provocando um alvoroço instantâneo. A peça, intitulada “Comediante”, tornou-se rapidamente um fenómeno cultural, gerando memes, imitações e comentários tanto de celebridades quanto de críticos de arte.

Em poucos dias, os colecionadores estavam dispostos a pagar entre 110 mil e 140 mil euros por uma das três edições da obra, que inclui uma doada ao Museu Guggenheim.

Agora, cinco anos depois, uma dessas peças em mãos privadas vai a leilão pelas mãos da Sotheby’s, com uma estimativa de pré-venda que varia de 926 mil e 1,4 milhões de euros.

David Galperin, Diretor de arte contemporânea para as Américas na Sotheby’s, destacou a importância de “Comediante”, chamando-a de “uma das obras mais comentadas do século”. Ele observa que o valor da obra transcende sua materialidade, semelhante a como a arte de Picasso e Michelangelo é apreciada, revela a ‘Bloomberg’.

O leilão da Sotheby’s, agendado para o dia 20 de novembro, permitirá que o público participe na discussão sobre o valor da arte. A peça não apenas desafia as normas do mercado, mas também oferece um certificado de autenticidade que permite ao comprador manifestar a obra, juntamente com instruções de exibição, uma banana e um rolo de fita adesiva, que podem ser substituídos conforme necessário.

A inclusão de “Comediante” na venda contemporânea da Sotheby’s foi mantida em segredo, mas Galperin acredita que o interesse será enorme, especialmente com a peça a passar por uma turné mundial que inclui cidades como Nova York, Londres e Tóquio.

Ler Mais





Comentários
Loading...