Tempestades, mas temperaturas acima da média: como vai estar o tempo em Portugal no mês que agora se inicia?

Outubro foi um mês bastante ‘rico’ em termos meteorológicos – houve dias de calor e sol, intercalados com períodos de chuva intensa e tempestades com rajadas de vento violentas. Por isso, o que se pode esperar para o mês que arranca no final desta semana?

Em primeiro lugar, refere o site ‘LusoMeteo’, a atividade tropical no Atlântico, que tem estado bem acima da média nos últimos 30 dias, depois de um período de forte acalmia durante o pico da época de furacões, vai agora, no final de outubro, ter nova acalmia. Ou seja, depois de um início muito forte, com o furacão ‘Beryl’, que acabou por bater recordes, a atividade tropical foi reduzida no verão, mas nem por isso deixou de ser uma época de furacões mais ativa do que o normal em todas as métricas – número de tempestade, furacões e energia ciclónica acumulada. Por isso, e com a água do mar ainda muito acima da média, sobretudo na zona das Caraíbas, não são de colocar de parte a chegada de mais ciclones tropicais na primeira quinzena de novembro.

Quando se fala de atividade tropical, fala-se de muita energia: essa energia leva a movimentações atmosféricas, que se traduzem em mudanças no estado do tempo. Assim, para Portugal, o início de novembro deve ser relativamente seco, ainda que haja alguma incerteza, com um padrão geral dominado pelo anticiclone dos Açores. De acordo com as cartas de previsão, pode-se esperar, no arranque do mês, de precipitação abaixo do normal.

Mas olhando-se para a segunda e terceira semana de novembro, aí é possível encontrar-se diferenças: o anticiclone migra para latitudes mais elevadas, o que deverá significar ‘via verde’ no Atlântico, e com isso instabilidade e talvez tempestades.

Ou seja, de acordo com a ‘LusoMeteo’, novembro não deverá ser um mês chuvoso – a maior probabilidade de chuva deverá chegar a meio do mês – em Portugal continental. Se se olhar para a Madeira, a tendência é para um tempo mais seco do que o normal, más notícias para o arquipélago que luta contra uma forte seca. No entanto, novembro é um mês tipicamente bastante movimentado na atmosfera, pelo que são possíveis mudanças para um padrão mais favorável no que diz respeito à chuva.






Comentários
Loading...