Inteligência Artificial garante que há três cursos universitários que ninguém devia frequentar porque vão desaparecer: saiba quais

Escolher um curso universitário é uma das decisões mais complicadas que se toma ao longo da vida: isto porque é feita num momento em que uma pessoa é muito jovem e pode não ter as ideias claras. É preciso considerar cuidadosamente os prós e contras, levando em consideração, além da vocação, as oportunidades de trabalho. As carreiras com maior probabilidade de encontrar trabalho mudam, dependendo das necessidades da sociedade, do mercado e das empresas.

A Inteligência Artificial veio criar um novo paradigma que mantém vários setores em suspense, potencialmente encerrando vários empregos ao automatizar tarefas, embora tenha também a capacidade de gerar novas oportunidades no mercado de trabalho. Segundo o jornal espanhol ‘El Economista’, utilizando a Inteligência Artificial, o ChatGPT fez uma análise aprofundada de quais três profissões poderiam ser progressivamente extintas por ‘culpa’ da IA.

Contabilidade

É uma das profissões mais afetadas pela automação. Está a ser substituído por programas avançados de contabilidade e ferramentas de Inteligência Artificial, capazes de automatizar tarefas rotineiras como balanços, auditorias, cálculos de impostos e gestão orçamentária.

As finanças continuam a ser um campo muito importante, mas são necessários cada vez menos contabilistas especializados em tarefas tradicionais. No futuro, os contabilistas terão de ser especialistas em análise de dados e interpretação financeira, à medida que as máquinas assumem as tarefas repetitivas.

Telecomunicações

Há alguns anos era uma das melhores opções, mas o futuro não está garantido na área voltada para manutenção e instalação de redes físicas. O avanço das comunicações sem fio, das redes de fibra ótica e o desenvolvimento de tecnologias como o 5G reduziram o número de técnicos responsáveis ​​pelos cabos e conexões físicas. Esses profissionais estão a ser substituídos por pessoas com conhecimentos em programação, segurança cibernética e administração de redes virtualizadas.

Profissões administrativas

Acima de tudo, as carreiras voltadas para secretariado e assessoria executiva, já que muitas de suas funções podem ser automatizadas. Essas tarefas exigiam que uma pessoa faça a gestão de agendas, coordenasse reuniões, organizasse documentos ou tratasse de correspondência. Agora isso pode ser feito com Inteligência Artificial ou assistentes virtuais.

Ler Mais