Zelensky revela o primeiro passo necessário para iniciar negociações de paz com a Rússia
O fim dos ataques aéreos de Moscovo à infraestrutura da Ucrânia pode fornecer um ponto de partida para as negociações para pôr fim à guerra com Vladimir Putin, reconheceu esta quarta-feira Volodymyr Zelensky: segundo o presidente ucraniano, impedir a Rússia de continuar a atacar navios de carga e de energia poderia sinalizar que “Moscovo pode estar pronta para acabar com a guerra”.
Desde o início da invasão de Putin em fevereiro de 2022, a Rússia tem atacado a infraestrutura energética ucraniana com mísseis e drones, sendo que a Ucrânia já se prepara para outro inverno rigoroso depois de Moscovo ter destruído centrais termoelétricas. Em resposta, apesar de não assumir a responsabilidade, a Ucrânia tem tido sucesso em atacar instalações petrolíferas russas com drones, o que tem prejudicado a máquina de guerra de Moscovo.
O fim dos ataques de ambos os lados à infraestrutura energética poderia abrir caminho para a redução da tensão no conflito. “Vimos durante a primeira cimeira da paz que poderia haver uma decisão sobre segurança energética”, salientou, citado pelo jornal britânico ‘Financial Times’. “Em outras palavras: não atacamos as suas infraestruturas de energia, eles não atacam as nossas. Isso poderia levar ao fim da fase quente da guerra? Acho que sim.”
O gabinete de Zelensky informou, esta quarta-feira, que o presidente ucraniano havia encarregado as autoridades ucranianas de elaborar um plano de ação para ajudar a Ucrânia a resistir à guerra, segundo informou a publicação ‘The Kyiv Independent’: o plano abordaria questões militares, políticas e económicas, bem como decisões sobre a aplicação da lei – o plano seria revelado até ao final do ano.