Com que frequência deve lavar o seu carro? Especialistas deixam dicas para manter o seu veículo ‘um brinco’
Manter o carro limpo é mais do que uma questão estética. É também um investimento a longo prazo para protegê-lo do desgaste e evitar danos que possam diminuir o seu valor – de acordo com os especialistas, lavar o carro regularmente não só melhora a aparência, mas também o ajuda a preservar a pintura, prevenir a corrosão e manter o interior em boas condições. Assim, coloca-se a questão: com que frequência deve lavar o seu carro?
De acordo com a plataforma ‘How Stuff Works’, é aconselhável lavar o carro aproximadamente a cada duas semanas. Embora possa parecer uma rotina comum, esta prática ajuda a evitar que substâncias corrosivas como poeiras, sal da estrada ou excrementos de pássaros danifiquem a pintura – em particular, os veículos expostos a condições extremas (seja em zonas costeiras ou em climas frias com estradas salgadas) devem ser lavados com maior frequência, uma vez que o sal é um agente que possa causar corrosão se se acumular na carroçaria.
Além da frequência, referiu a publicação espanhola ‘ABC’, é fundamental não descuidar o interior do carro. Embora menos exposto às intempéries, acumula poeiras, sujidade, restos de comida e outros detritos que podem afetar tanto o conforto como a saúde dos ocupantes. Assim, é aconselhável aspirar o interior pelo menos uma vez por mês para mantê-lo livre de partículas e limpar as manchas o mais rápido possível.
Se o seu carro tiver bancos de couro, deve limpá-los e condicioná-los pelo menos a cada três meses para evitar que rachem e envelheçam prematuramente. Para quem passa muito tempo ao sol, fazê-lo a cada dois meses é o ideal.
Por outro lado, além das lavagens regulares, é fundamental encerar o carro pelo menos duas vezes por ano. A cera não só dá brilho ao veículo, mas também cria uma barreira protetora que facilita a remoção de detritos, como a seiva de árvores ou insetos, sem danificar a pintura. Para saber melhor, experimente atirar água para a superfície do carro: se esta não formar gotas, é sinal de que precisa de uma nova camada de cera.