Combustíveis: alívio de até 4 cêntimos para os condutores em Portugal. Saiba quanto pode poupar se atestar o depósito

Setembro está a ser ‘amável’ para os bolsos dos condutores portugueses: depois de ter arrancado com uma ligeira descida no preço da gasolina 95, para a próxima semana conte com desconto mais substancial nos combustíveis. “A evolução das cotações em euros aponta para uma descida dos preços de 4 cêntimos por litro na gasolina, ao passo o litro de gasóleo vai descer até 2 cêntimos”, adiantou fonte de uma das principais petrolíferas nacionais à ‘Executive Digest’.

Os preços dos postos junto aos hipermercados seguem a mesma linha. “A tendência da próxima semana será para uma descida de 0,03917 euros na gasolina e de 0,0168 euros no gasóleo”, avançou outra fonte.

Desde o início do ano, o preço do gasóleo desvalorizou 4 cêntimos por litro enquanto o da gasolina ficou 2,5 cêntimos mais caro. Isto quer dizer que encher um depósito de 60 litros de gasolina custa mais 1,5 euros do que em janeiro. Já para atestar um depósito de gasóleo são precisos menos 2,4 euros do que na primeira semana do ano.

A perspetiva de uma descida de 4 cêntimos na gasolina 95 pode atirar o preço para o valor mais baixo de 2024. Veja em baixo como tem sido a evolução dos combustíveis ao longo de 2024:

Os dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG) mostram que o preço médio do litro de gasolina em Portugal custa atualmente 1,668 euros enquanto o do gasóleo vale 1,527 euros. As cotações podem no entanto variar nos postos de abastecimento, já que o preço fixado na rede tem ainda em conta o nível de concorrência, da oferta e da procura em cada mercado e o nível de custos fixos de cada posto.

No mais recente boletim da Comissão Europeia, Portugal está em nono lugar entre os países com a gasolina mais cara dos países da UE, menos de 1 cêntimo abaixo da média europeia e 11,9 cêntimos mais cara do que em Espanha. Já o gasóleo ocupa a 14ª posição.

Ler Mais