HORSE – a nova parceria do Group Renault, Geely e Aramco

A HORSE Powertrain Limited iniciou oficialmente a sua atividade no mercado automóvel em julho com a parceria tripartida, entre a Renault (45%), Geely (45%) e Aramco (10%) para o desenvolvimento da uma gama competitiva de conjuntos mecânicos e combustíveis sintéticos.

O roteiro tecnológico da joint-venture baseia-se em 3 pilares: melhorar a eficiência dos motores de combustão interna; melhorar a hibridização, otimizando as baterias, a eletrónica de potência e o motor elétrico, bem como inovar noutras tecnologias, como o Range Extender; e trabalhar com combustíveis sintéticos.

A HORSE foi criada com o objetivo de fornecer motores, transmissões e tecnologias altamente eficientes e com baixas emissões para satisfazer as diferentes necessidades de produção de energia em todo o mundo – tem por objetivo um volume de negócios superior a 15 mil milhões de euros, garantir a empregabilidade de 19 mil pessoas com 17 instalações em todo o mundo, da Geely e do Grupo Renault / HORSE (centros de I&D e instalações de produção em Portugal, Roménia, Espanha, Turquia e América do Sul) e 5 centros de I&D.

Pretende ser um fornecedor global autónomo de soluções de sistemas de propulsão, desenvolvendo tecnologias isentas de carbono e de baixas emissões para fornecer os seus atuais clientes industriais, incluindo a Renault, a Dacia, Nissan e a Mitsubishi Motors Company, sendo que pretendem no futuro oferecer tecnologias de grupos motopropulsores a marcas automóveis de terceiros, com a oferta de uma gama completa de tecnologias em todos os componentes – motor, caixa de velocidades, sistemas de hibridização (xHEV) e baterias, sendo que os sistemas de propulsão HORSE estarão eventualmente prontos para integrar todos os tipos de energias existentes ou alternativas e futuras (e-fuels, hidrogénio, GPL, GNC, etanol).

Relativamente à HORSE AVEIRO, a antiga fábrica de Cacia, como era conhecida, e que produz caixas de velocidades e componentes mecânicos para a indústria automóvel desde 1981 com a sua produção a ser exportada para 8 países em três continentes foi modernizada para fazer parte da nova entidade HORSE, especializada na conceção e fabrico de motores avançados de combustão e híbridos.

A HORSE Aveiro será a primeira unidade HORSE a iniciar a produção de componentes eletrónicos, começando com o lançamento da Power Electronics Box. O objetivo é apoiar a transição energética para novos grupos motopropulsores híbridos com baixo teor de carbono, tendo recebido apoio significativo para desenvolver as suas capacidades de produção ao abrigo dos programas Portugal 2020 e Portugal 2030 e que fruto da sua modernização aposta fortemente na digitalização (IOT, manutenção preditiva, robótica, automação…) e descarbonização das operações (Monitorização em tempo real, com base em IA, economia totalmente circular das matérias-primas…).

Além disso a empresa aposta também na atração e retenção de talento com o HORSE Powering Talent Program – um programa completo de formação para o desenvolvimento integral de novos profissionais formados em disciplinas STEM ou em habilidades técnicas.

Aqui, os participantes irão envolver-se em projetos reais e aplicações práticas alinhadas com a procura atual da indústria, onde 36 licenciados 6 alunos de formação Profissional se juntarão às fábricas e centros de I+D da HORSE na Espanha e Portugal (Valladolid, Sevilla e Aveiro).

O projeto, que conta com o apoio dos fundos Next Generation da UE, inicia-se no próximo dia 20 de setembro de 2024 e introduz um modelo pioneiro de mentoria inversa, no qual os jovens profissionais compartilharão as suas perspetivas e habilidades digitais com líderes seniores, promovendo uma aprendizagem mútua e a inovação colaborativa.

No total, são oferecidas 36 vagas, das quais 19 estarão localizadas em Valladolid, 11 em Sevilha e 6 em Aveiro (Portugal), todas com bolsa e que os interessados podem concorrer.

Ler Mais





Comentários
Loading...