Antarte é a primeira marca de mobiliário portuguesa a lançar móveis desenhados pela IA
A Antarte tornou-se a primeira empresa do país a lançar móveis desenhados por Inteligência Artificial (IA). Esta inovação é o resultado de uma colaboração entre a tecnologia avançada e a visão criativa de Mário Rocha, fundador, CEO e diretor criativo da Antarte desde sua fundação em 1998.
Os móveis, que incluem dois cadeirões, um móvel de TV e uma mesa de centro, foram desenvolvidos através de um algoritmo de IA que seguiu rigorosamente os briefings estabelecidos por Mário Rocha e pela Antarte. O objetivo era manter o design intemporal que caracteriza a marca há mais de 25 anos.
O processo não apenas procurou inspiração na tecnologia, mas permitiu que a IA tivesse liberdade criativa para projetar as peças, que foram posteriormente ajustadas para garantir a qualidade e a viabilidade de produção.
“O caráter inovador desta conceção de móveis reside no facto de ter sido dada liberdade à IA para criar o design das peças. Tivemos a ousadia de solicitar à IA que desenhasse um conjunto de móveis. Não fomos apenas buscar inspiração a esta tecnologia. As criações propostas pela IA foram retocadas em pormenores de forma a agilizar a sua passagem à fase de produção. São produtos de excelente qualidade estética e que combinaram o uso de inteligência humana e inteligência artificial”, explica Mário Rocha.
Através desta iniciativa, a Antarte demonstra a sua capacidade de inovar. “Era um imperativo que a Antarte desse novamente o primeiro passo no uso de uma tecnologia que vai revolucionar o desenvolvimento da Humanidade”, acrescenta o CEO da Antarte.