No subsolo de Paris esconde-se um mundo escondido de vinhos dignos de um rei
Paris é uma das cidades mais visitadas em todo o mundo: quando se imagina a capital francesa, pensa-se logo nos icónicos Arco do Triunfo ou a Torre Eiffel. No entanto, no subsolo da Cidade da Luzes há um mundo escondido que provavelmente desconhecia.
As Caves du Louvre são um dos ‘segredos mais bem guardados’ de Paris: construídas no século XVIII, este ponto turístico menos conhecido é uma rede subterrânea de caves e túneis, anteriormente utilizada como uma elaborada adega de vinhos para o rei Luís XV.
De acordo com a publicação ‘Euronews’, na viragem desse século, o sommelier real ordenou a construção do espaço, que permitia o fornecimento de vinho ao palácio com total discrição. “As caves… foram construídas por André Eynaud para armazenar o vinho para o rei. Foi construída no século XVIII e, para facilitar a entrega do vinho ao rei, construiu dois túneis”, explica Justan Fondbertasse, sommelier chefe das Caves do Louvre.
“Um dos túneis servia para transportar o vinho do rio Sena, porque nessa altura não havia comboios nem carros, a forma mais fácil de transportar o vinho era de barco. E depois havia um segundo túnel que ia daqui diretamente para o Louvre, onde o rei vivia”, acrescenta.
Mas o melhor é mesmo ver as imagens: