Por que investir em tokens de utilidade?

O mercado das criptomoedas está pejado de tokens que surgem em momentos de euforia na bull run e desaparecem para sempre quando se entra em modo bear market. As criptomoedas que resistem, por exemplo Bitcoin, Ethereum, Cardano ou Ripple, são as que têm fundamentals mais consolidados no seu whitepaper. Ou seja, apresentam propostas de valor real que capta investimento institucional e retalhista e as mantém resilientes face aos ventos do mercado.

Assim, vale a pena olhar para alguns dos melhores exemplos que a indústria cripto tem para nos dar em termos de tokens de utilidade. Neste artigo fazemos uma análise em profundidade sobre tokens que vale a pena comprar em 2024, com especial foco nos novos projetos em pré-venda.

O exemplo de Decentraland – Uma das criptomoedas mais surpreendentes dos últimos anos

Decentraland surgiu como uma iniciativa descentralizada que veio desenvolver o conceito de Metaverso, dando-lhe dinâmica, um mundo para habitar e construir, e milhões de investimento que conseguiu canalizar para os seus mundos virtuais.

O token de Decentraland chama-se MANA, e é o token usado para comprar terreno virtual, serviços e bens neste metaverso tão particular. MANA conseguiu a proeza de valorizar em torno de 80% em apenas 4 meses. Contudo, é ainda um token de média dimensão, ocupando apenas a posição 95ª das mais capitalizadas, à data em que escrevemos este artigo.

De notar que MANA continua a ser muito comprada e utilizada, uma vez que permite gerir lotes de terreno virtual no metaverso de Decentraland e fazer negócios incríveis. Por exemplo, empresas de investimento ligadas a Snoop Dogg e Paris Hilton compraram terrenos em Decentraland, e ser um vizinho virtual destas figuras públicas pode trazer rendas avultadas. Seja arrendando terrenos e edifícios, seja vendendo a preço mais alto as nossas construções, ou até NFTs.

Ethereum – O token de utilidade mais utilizado do mundo

Se Bitcoin se tornou na criptomoeda líder do mercado, assente numa ideia de especulação financeira que pretendia copiar o modelo do padrão-ouro, Ethereum é a criptomoeda líder em casos de utilização. Na verdade, pode-se dizer que Ethereum é o melhor token de utilidade do mercado, já que permitiu a invenção dos smart contracts que vieram revolucionar o mundo das dApps, metaverso, NFTs, e de outros conceitos inovadores.

A blockchain de Ethereum funciona de acordo com o standard conhecido como ERC-20, e que permite enviar e receber fundos ou cadeias de informação a troco do pagamento de gas fees. Também permite a criação de tokens totalmente autónomos e com casos de utilização próprios em ERC-20, como é o caso dos projetos no metaverso: Sandbox, Enjin, ApeCoin e Axie Infinity.

É graças aos seus casos de utilização sólidos que Ethereum e o seu token ETH se tornaram no projeto mais capitalizado da indústria cripto logo a seguir a Bitcoin. Além disso, tem vindo a demonstrar capacidade de renovação e de inovação, uma vez que inventou o conceito de Proof of Stake que permite transações mais rápidas e a uma pequena fração do preço.

XRP Ripple – A maior promessa em pagamentos instantâneos alternativos à rede SWIFT

Ainda que a SEC norte-americana esteja empenhada em impedir a Ripple de desenvolver as suas ideias para transformar a finança global, a verdade é que milhões de investidores em todo o mundo continuam a acreditar no seu projeto visionário. XRP é o token de utilidade da organização que dá pelo de Ripple, uma rede de pagamentos interbancários global que permite a qualquer instituição financeira e a particulares fazerem transações instantâneas e a baixo custo. Acabaram-se os tempos de espera e as comissões elevadas!

O token XRP tem uma das maiores capitalizações de mercado da indústria, ocupando atualmente a sétima posição das mais capitalizadas. A tendência é para escalar lugares à medida que os processos em tribunal que a SEC que lhe colocou em cima se forem dissipando, seja por decisão contrária do tribunal, seja por arquivamento dos processos.

Lembramos que XRP valorizou 600% na última bull run, tendo-se tornado numa das large caps mais bem-sucedidas, a par de Ethereum.

eTukTuk – Investimento inteligente em um token emergente

O eTukTuk é um projeto cripto novo que está ainda em pré-venda. Esta iniciativa quer revolucionar o mundo do turismo e da economia da mobilidade nas grandes capitais globais através da utilização de tuk tuks elétricos e ligados entre si de forma descentralizada. O objetivo é que funcionem com recurso ao token de governança $TUK, que fará uma gestão em tempo real de toda a rede elétrica de Tuk Tuks e permitirá recompensar os seus utilizadores com tokens que têm valor de mercado real.

Até agora, e graças ao seu projeto de valor, o eTukTuk já angariou mais de $1 milhão na sua pré-venda. É por isso uma das novas low cap de tokens de utilidade a acompanhar em 2024.

O grande objetivo do eTukTuk é ajudar à transição energética que permitirá evitar o colapso ambiental do aumento da temperatura média do planeta, com todas as consequências que isso traz. Por isso, o projeto quer ajudar na substituição dos TukTuks tradicionais, que se estima utilizarem 270 milhões de motoros a combustão atualmente. Melhorar a qualidade do ar, apoiar energias verdes e recompensar financeiramente os utilizadores da sua rede, são esses os propósitos do eTukTuk.

>>> Visite eTukTuk aqui <<<

Dogeverse – Projeto Doge interoperável que vai funcionar em todas as blockchains relevantes

Dogeverse, e o seu token com o mesmo nome $DOGEVERSE, está-se a destacar pela positiva e de forma surpreendente. É sabido que as meme coins como Dogecoin não apresentam casos de utilização evidente, contudo Dogeverse vem alterar essa característica. Esta nova criptomoeda é, antes mais, compatível com seis das blockchains mais relevantes do mercado: Ethereum, Solana, Binance, Polygon, Avalanche e Base. Depois, garante custos de transação baixos e uma proposta de staking atrativa.

Os investidores em Dogeverse poderão ganhar APY bastante elevado. Por exemplo, ao depositar tokens $DOGEVERSE em modo staking, poderá ganhar 107% de APY à oferta atual.

O Dogeverse tem um total de 200 biliões de tokens que entrarão em circulação, dos quais 30 biliões estão a ser alocados para a pré-venda que está agora em curso. Outro aspeto notório é que, em poucas semanas desde o início desta pré-venda, já foi possível angariar mais de $10 milhões em capitalização de mercado. É mesmo um dos projetos mais quentes a seguir em 2024.

 >>> Visite Dogeverse aqui <<<

Ler Mais





Comentários
Loading...