Japão emite aviso de emergência para lançamento de míssil norte-coreano

O governo japonês emitiu um aviso de emergência nesta segunda-feira, instando os residentes no sul do país, especificamente na região de Okinawa, a procurarem abrigo devido à possível ameaça de um míssil disparado pela Coreia do Norte.

Pedro Gonçalves
Maio 27, 2024
15:50

O governo japonês emitiu um aviso de emergência nesta segunda-feira, instando os residentes no sul do país, especificamente na região de Okinawa, a procurarem abrigo devido à possível ameaça de um míssil disparado pela Coreia do Norte. Este alerta foi disseminado através do sistema nacional de radiodifusão J-Alert.

Segundo a Reuters, o aviso insta os cidadãos a protegerem-se e procurar abrigo.

O alerta segue-se depois de as autoridades da Coreia do Sul informarem que a Coreia do Norte terá disparado um projétil, ainda não identificado, que seguiu uma trajetória meridional ao largo da sua costa ocidental.

O lançamento ocorre também poucas horas depois de Pyongyang ter informado para a possibilidade de lançar um satélite antes do dia 4 de junho.

Na notificação entregue às autoridades japonesas, Kim Jong Un designa três zonas marítimas como potenciais zonas de perigo, no âmbito do lançamento do satélite, onde poderiam cair destroços do foguetão usado para transportar o aparelho.

Estas áreas seriam duas a oeste da península coreana e outra a leste da ilha de Luzon, nas Filipinas.

Após o anúncio de Pyongyang, os EUA, Japão e Coreia do Sul chegaram a acordo sobre a necessidade de apelar a Pyongyang para cancelar este plano, já que envolveria o uso de tecnologia balística, que é proibida pelo ONU, no âmbito das sanções aplicadas pelo Conselho de Segurança do organismo ao país.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.