‘SOS Quinta dos Ingleses’ organiza hoje concentração na AR para entregar petição com 8 mil assinaturas
O movimento ‘SOS Quinta dos Ingleses’ e os ‘Alvorada da Floresta’ convocaram uma concentração pública junto à Assembleia da República para esta quarta-feira, pelas 11h para entrega de uma petição de apelo ao resgate da Quinta dos Ingleses, que conta com oito mil assinaturas.
Os representantes dos movimentos têm uma reunião agendada às 12h00 com o vice-presidente e deputado da Assembleia da República, Marcos Perestrello.
“O atual projeto poderá de facto pôr em causa a preservação da praia de Carcavelos como a conhecemos agora. O aumento populacional, com mais alguns milhares de habitantes, terá impacto negativo a nível do trânsito, da poluição do atmosférica e do ruído”, indicam os autores da petição.
Os movimentos alertam que “nos últimos anos, esta zona adjacente à praia de Carcavelos tem sido sujeita a grande pressão urbana, com a implantação do complexo da Nova SBE e também a construção da escola superior de saúde e do Hilton, agora em curso na ponta oposta da praia”.
Perante a crise climática, “não precisamos de mais prédios e arruamentos, mas sim de um projeto de valorização e preservação do bosque existente e da área envolvente, que respeite e crie uma harmonia com a praia e com áreas urbanas que o rodeiam. A Câmara de Cascais tem valorizado bastante os espaços verdes a norte do concelho, nomeadamente junto ao Guincho, Quinta do Pisão, e Vale das Vinhas”, consideram os autores da petição que será hoje entregue na AR.
“Protejam a praia de Carcavelos e a orla marítima de Cascais, suspendam o atual projeto de urbanização da Quinta dos Ingleses. Travem este ecocídio!”, apelam os movimentos.