NASA apresenta hoje X-59: avião supersónico silencioso pode revolucionar aviação
A NASA vai apresentar, esta sexta-feira, o avião supersónico silencioso X-59. O desafio? Voar mais rápido do que a velocidade do som sem gerar um forte estrondo sónico. A agência americana e a Lockheed Martin vão desvendar o novo avião nas instalações Skunk Works da Lockheed Martin em Palmdale, Califórnia, às 21 horas (hora de Lisboa). Pode ver o vídeo aqui. A cumprir os objetivos de silêncio, o X-59 pode revolucionar a aviação.
“Esta é a grande revelação”, disse Catherine Bahm, responsável do projeto ‘Low Boom Flight Demonstrator’ da NASA, que supervisionou o desenvolvimento e construção do X-59. “O lançamento é um grande marco para alcançar o objetivo abrangente da missão Quest de acalmar o estrondo sónico.”
Quest é a missão da NASA através da qual o X-59 pretende demonstrar as suas capacidades supersónicas silenciosas. A NASA pretende sobrevoar algumas comunidades selecionadas dos Estados Unidos e, em seguida, vai inquirir as pessoas no solo sobre o som que possam ouvir conforme passa o avião.
A agência vai depois partilhar os dados sobre as reações aos “baques” sónicos mais silenciosos com os reguladores, que poderão então considerar as regras que atualmente proíbem voos supersónicos comerciais devido a preocupações com o ruído, em vigor há 50 anos. “A ideia de suspender a proibição de voos supersónicos é realmente emocionante”, salientou Bahm. “E esse é o futuro que o X-59 poderia permitir.”