Novo EM90 mantém 96 anos de tradição de segurança da Volvo: estreia mundial marcada para 12 de novembro
O novo Volvo EM90, o primeiro MPV 100% elétrico da Volvo Cars, será apresentado a 12 de novembro.
Este modelo foi concebido para que os clientes consigam usufruir ao máximo do tempo passado no automóvel – de uma forma segura e confortável. Tendo como base 96 anos de conhecimento de segurança resultantes da investigação de acidentes reais, a Volvo Cars transporta agora esta herança pela primeira vez para o segmento dos MPV 100% elétricos, para assim proteger as pessoas dentro e fora do novo EM90.
Como qualquer outro automóvel Volvo, o EM90 é construído em torno de uma safety cage, uma estrutura composta por várias formas de aço de alta resistência, incluindo aço boro, que ajudam a compensar, de forma altamente eficiente, o impacto de um possível embate. No interior desta cabine, os airbags estão colocados de forma otimizada para ajudar a proporcionar uma excelente proteção aos passageiros.
Os pilares A, em formato duplo, ajudam a desimpedir o campo de visão, ao mesmo tempo que ajudam a manter a estrutura de segurança forte, proporcionando uma sensação de conforto, de confiança e de controlo. Estas sensações são ainda amplificadas pelas mais recentes tecnologias de segurança disponíveis no EM90, com um software e um conjunto vasto de sensores composto por câmaras de alta-definição, câmaras de visão surround, um radar de ondas milimétricas e sensores ultrassónicos. As avançadas funcionalidades de assistência ao condutor proporcionam o apoio necessário para uma condução com confiança ajudando a evitar colisões em cenários reais.
A Volvo também se dedicou à proteção da bateria. Neste capítulo, o EM90 está também equipado com as tecnologias de proteção mais recentes, incluindo uma estrutura robusta feita de aço e de alumínio que permite um desempenho seguro e estável em cenários de colisão no mundo real.
“A segurança é sempre a nossa principal prioridade e o nosso objetivo é fazer os automóveis mais seguros do mercado. O EM90 é a mais recente expressão dessa ambição. Este segmento dos MPV é novo para nós, e o EM90 permite-nos levar a nossa longa herança e o nosso vasto conhecimento em segurança automóvel a um novo grupo de clientes”, referiu Asa Haglund, Head of Volvo Cars Safety.
Espaço para o máximo conforto e bem-estar
Para além de um elevado nível de segurança, a Volvo também se preocupou em maximizar o bem-estar e o conforto no interior do EM90, desenvolvendo uma sala de estar escandinava em movimento. Graças à generosa largura do habitáculo e ao espaço para as pernas, bem como a uma vasta gama de funcionalidades de arrumação inteligentes, o EM90 proporciona um interior espaçoso e inteligente para todos os ocupantes.
O Volvo EM90 vem equipado de série com a tecnologia de purificação do ar da Volvo. Independentemente do local para onde se viaja, o ar que se respira no interior do EM90 será mais limpo do que o ar exterior. A pré-ionização e um filtro à base de fibras no sistema de purificação do ar conseguem remover até 95% de todas as partículas PM 2,5. O EM90 não é apenas uma sala de estar escandinava em movimento, é também uma sala de concertos privada onde se incluem 21 altifalantes da Bowers & Wilkins maravilhosamente integrados em todo o habitáculo e incorporados nos encostos de cabeça dos bancos da primeira fila, criando uma experiência de som no interior única, com o apoio de 2.460 W de potência.
“O EM90 foi concebido para proporcionar conforto e paz de espírito num estilo escandinavo. É um automóvel que estabelece um novo padrão para o luxo moderno – uma palavra que associamos atualmente à expressão ‘qualidade de vida’. Na Volvo Cars, estamos numa posição única para explorar esta nova mentalidade. Afinal, somos da Suécia, um lugar onde se acredita que a qualidade de vida é tão importante como estar vivo”, salientou Erik Severinson, Global Head da New car programmes da Volvo Cars.
O Volvo EM90 fará a sua estreia mundial a 12 de novembro de 2023, data em que serão partilhados mais detalhes sobre este automóvel. As pré-encomendas terão início também a 12 de novembro para o mercado chinês.