Barack Obama alerta que ações de Israel em Gaza podem ser um “tiro pela culatra”
Barack Obama, ex-presidente dos Estados Unidos, alertou esta terça-feira que quaisquer ações de Israel que ignorem o custo humano da guerra contra o Hamas “poderão acabar por sair pela culatra”. Para o antigo responsável da Casa Branca, medidas como o corte de alimentos e água para Gaza poderiam “endurecer as atitudes palestinianas durante gerações”.
A declaração de Obama, publicada no site ‘Medium’, indicou ainda que pode também fazer enfraquecer o apoio internacional a Israel e “minar os esforços para alcançar a paz e a estabilidade na região”.
O ex-presidente democrata dos Estados Unidos reiterou o direito de Israel de se defender contra a “violência desenfreada”, classificando a decisão israelita de permitir a entrada de camiões humanitários como “um passo encorajador”. No entanto, é necessário fazer mais pela comunidade internacional para fornecer ajuda crítica.
Ao longo da sua presidência, Barack Obama apoiou o direito de Israel à autodefesa contra o Hamas e tentou, sem sucesso, negociar um acordo de paz – manteve também um relacionamento difícil com o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, tendo Joe Biden, então vice-presidente, atuado muitas vezes como mediador. Desde o ataque de 7 de outubro por parte do Hamas, a administração Biden tem expressado o apoio incondicional a Israel.