“Apetite pelo risco continua a diminuir, à medida que os investidores digerem as recentes sugestões dos bancos centrais”, aponta analista

Os mercados acionistas abriram mistos no início desta nova semana na Europa, após uma sessão de negociação em baixa na Ásia, com as incertezas a continuarem a afetar o sentimento do mercado.

O apetite pelo risco continua a diminuir, à medida que os investidores digerem as recentes sugestões dos bancos centrais, que sugerem que ainda estão previstas mais subidas das taxas antes do final do ano, enquanto os custos dos empréstimos devem permanecer mais elevados durante mais tempo.

A maioria dos investidores encara isto como uma notícia negativa e está a perder cada vez mais a confiança na capacidade dos bancos centrais para diminuir a pressão exercida pelo aumento da inflação global.

Falando de inflação, os investidores já estão a preparar-se para os relatórios mensais de IPC desta semana de muitos países, como o Japão e os países da Zona Euro. Além disso, os investidores também prestarão muita atenção aos discursos de muitos funcionários da Reserva Federal e do BCE, juntamente com os principais dados dos EUA e da China esta semana.

Entretanto, o sentimento do mercado permanece sob pressão em relação aos ativos de maior risco, e esta tendência deverá continuar esta semana, a menos que os investidores testemunhem uma mudança significativa nos atuais impulsionadores do mercado, definidos pelo último lote de desenvolvimentos macro dececionantes.

O STOXX-50 está a negociar lateralmente entre 4.210,0pts e 4.180,0pts, com o aumento dos preços no setor da saúde a compensar o fraco desempenho das ações cíclicas de consumo. No entanto, uma quebra do apoio de 4.180,0 pontos poderia rapidamente levar os preços mais para baixo em direção a 4.145,0 pontos, o último apoio antes da zona de 4.000,0 pontos / 4.060,0 pontos.

Pierre Veyret
Analista técnico da ActivTrades