Para quem usa esporadicamente o Metro de Lisboa, e não recorre aos passes, a tarefa de comprar bilhete ou carregar o cartão Viva Viagem nas máquinas correspondentes, para poder andar neste transportes, acaba de ficar mais fácil. A partir de hoje, vai passar a ser possível andar de Metro apenas com um cartão bancário.
Esta quinta-feira, a Metro e a Visa apresentaram uma solução Contactless, que permite que os passageiros possam pagar a viagem diretamente nos validadores, sem terem que ir à máquina de bilhetes.
Deixa de ser preciso inserir o cartão em terminais ou digitar códigos para pagar a viagem. Com a nova tecnologia, basta aproximar o cartão bancário (seja Visa ou Mastercard, desde que tenha contactless) ao validador e é efetuado de forma automática o pagamento (custo de uma viagem normal, de 1,65 euros).
Podem ser usados outros dispositivos de pagamento, com smartphones e smartwatches, que permitem nos validadores também efetuar o pagamento da viagem com tecnologia contactless.
Esta modalidade permite maior rapidez nas viagens dos utentes do Metro de Lisboa, mais fluxo de clientes nas estações e dispensa compra de viagens nas máquinas automáticas e lojas da rede.
“Com esta nova funcionalidade, de implementação progressiva, o Metropolitano de Lisboa está a contribuir para a melhoria da mobilidade na Área Metropolitana de Lisboa e para a descarbonização e sustentabilidade ambiental, pois ao realizar o pagamento de forma totalmente eletrónica consegue-se, também, reduzir substancialmente a utilização de papel. O Metropolitano de Lisboa é o único operador da cidade em que esta nova tecnologia se encontra implementada em toda a rede e passa a posicionar-se como um dos operadores mais avançados à escala global em termos de serviço público oferecido”, assinala Vitor Domingues dos Santos, Presidente do Conselho de Administração do Metropolitano de Lisboa.
“Os pagamentos eletrónicos tornam os transportes públicos mais eficientes e atrativos, mas também contribuem para uma cidade mais amiga do ambiente”, destaca Gonçalo Santos lopes, Country Manager da Visa Portugal.
O projeto conta com a colaboração da INDRA, Cybersource, Littlepay e Unicre.
Recorde-se que esta tecnologia já está em vigor no Metro do Porto desde 2020, permitindo circular com cartão bancário em transportes públicos da Invicta aderentes ao Andante.
Com a nova medida, Lisboa entra assim na lista de mais 100 cidades europeias que já disponibilizam a modalidade de pagamento digital diretamente nos transportes públicos.














