Dia dos Solteiros. Ė hoje o maior evento de compras online do mundo
O «Dia dos Solteiros», o maior evento de compras online do mundo, lançado em 2009 pelo gigante do comércio electrónico chinês Alibaba, realiza-se hoje, 11 de Novembro, na China, com descontos muito competitivos.
O chamado «Singles Day», ou «Duplo 11», é considerado o Black Friday da China. Neste ano, o total de novos produtos alcançará um milhão: desde bilhetes para assistir ao Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio, a automóveis topo de gama e viagens à versão chinesa da Disney, em Changai, o céu é o limite.
Originalmente, o Dia dos Solteiros nasceu na década de 1990 entre estudantes universitários como uma versão do Dia dos Namorados para solteiros. Mas só até a Alibaba, co-fundada por Jack Ma em 1999, entrar em «cena». A plataforma de e-comerce chinesa, que opera os populares websites de compras Taobao e Tmall, transformou-a numa corrida às prateleiras online.
Os números comprovam-no. A Alibaba, bateu um recorde de vendas do Dia dos Solteiros em 2018, ao amealhar 27,4 mil milhões de euros, superando a facturação conseguida no conjunto da Black Friday e da Cyber Monday dos Estados Unidos, segundo dados da “CNBC”. E os desta edição não deverão ficar atrás.
Com 60% dos consumidores chineses a revelar intenções de comprar produtos importados, a Alibaba preparou-se bem: de um total de 220 mil comerciantes a participar no festival, 22 mil são estrangeiros.
Contas feitas, o maior dia de promoções do comércio online do mundo deverá movimentar 41 mil milhões de euros, mais 20,5% do que na edição anterior, segundo previsões dos analistas da Forrester Research.
Os Correios de Portugal e o AliExpress vão voltar a ser parceiros numa campanha que consiste em várias promoções, vales e cupões de desconto para encomendas enviadas para Portugal. No ano passado, foram encomendados mais de 300 mil produtos no âmbito desta parceria.