Ucrânia usa pela primeira vez drone de ataque com alcance de 1000 km
A Ucrânia utilizou pela primeira vez com sucesso um dos seus drones com um alcance de 1000 quilómetros, segundo revelou Natalia Sad, porta voz da empresa estatal ucraniana de armamento, a Ukroboronprom.
O anúncio foi feito nas redes sociais.
A responsável publicou uma fotografia com o comandante das Forças Armadas Valerii Zaluzhnyi, o comandante da Força Aérea Mykola Oleshchukke o diretor da Ukroboronprom, Yurii Husiev, e na legenda escreveu: “Após o nosso uso, com sucesso do nosso drone a mil quilómetros”.
O anuncio deste novo equipamento tinha sido anunciado em outubro do ano passado, depois de a Rússia usar largas dezenas de drones Shahed-136 para atacarem várias regiões da Ucrânia.
Na altura, com uma fotografia da bandeira ucraniana, a empresa revelava “Alcance – 1000 km, peso da munição – 75 kg. Estamos a finalizar o desenvolvimento”.
Já em dezembro, Natalia Sad afirmou que a Ukroboronprom tinha conduzido uma série de testes, concluídos com sucesso, com o drone ucraniano de capacidade para atacar alvos a 1000 quilómetros.
Agora, estes equipamentos já estão em ação nas frentes de combate, num dia que fica marcado pela escalada de ataques russos contra a Ucrânia.