Há uma crise de confiança por parte dos CEO
A confiança dos CEO decresce em todo o mundo. Brexit, protestos em Hong Kong, guerras comerciais, proliferação do aquecimento global, fome e ressurgimento de doenças podem estar na origem.
Mais de 20% da confiança dos líderes mundiais de negócio decresce, em 2019, sendo estes valores mais significativos nos EUA (51%) e na China (21%). O Japão contrapôs a tendência, passando do último para o primeiro lugar, com um crescimento de 74%, de acordo com o estudo anual Worldcom Confidence Index (CI) da The Worldcom Public Relations Group (Worldcom). A análise foi feita a mais de 58 mil chefes executivos e responsáveis de Marketing.
“Elevados níveis de incerteza a nível mundial, incluindo guerras comerciais entre os Estados Unidos da América e a China, não têm ajudado a acalmar o receio dos líderes empresariais, e a nossa pesquisa mostra que os acordos comerciais e os direitos aduaneiros globais estão a enfraquecer a confiança”, referiu Roger Hurni, chairman da Worldcom Public Relations Group. “Desde a última edição da Confidence Index in 2018, os líderes também se depararam com o Brexit, os protestos em Hong Kong, a proliferação do aquecimento global, fome e o ressurgimento de doenças como o sarampo. Esta combinação de factores pode ajudar a explicar o porquê dos níveis de confiança terem caído tão drasticamente no último ano”.
Juntamente com a confiança global, o relatório mede a importância de atingir públicos específicos e os níveis de confiança que os executivos têm em chegar a esses públicos. Em 2018, os CEO estavam mais preocupados em alcançar clientes, mas os inquiridos no relatório de 2019 mostram-se mais preocupados com os influenciadores, que cresceram 160% de 2018 para 2019, seguidos pelo relacionamento com funcionários e clientes. Contudo, a confiança dos CEO em alcançar os influenciadores continua bastante baixa. Os líderes estão mais confiantes nas suas capacidades de alcançar accionistas, clientes, fornecedores e até mesmo funcionários estatais. “Os influenciadores eram uma audiência em declínio em 2018, mas saltaram para a frente do grupo no relatório deste ano” assumiu Hurni. “O crescimento desta audiência pode sugerir que os líderes sentem que precisam do suporte dos influenciadores para os ajudar a ultrapassar este período mais turbulento”.
O que leva os CEO a não dormir à noite?
“Tal como no ano passado, o que mantém os CEOs sem dormir à noite é a retenção dos melhores talentos. Este ano, também querem garantir que os funcionários tenham as capacidades certas num ambiente de trabalho dinâmico e em evolução”, comentou Hurni. “O que também está claro no relatório é que os benefícios de trabalho precisam de fazer parte de uma estratégia de retenção e atracção.”
The Worldcom Confidence 10
O Confidence Index da Worldcom destaca as preocupações/confiança em 23 tópicos e seis audiências. Destacamos as 10 principais conclusões.
1 Níveis de confiança implodem – 21% abaixo
• Os Estados Unidos da América são os que mais caem (51%) e o Japão o que mais sobe.
2 Os influenciadores tornam-se a audiência principal para a atenção do líder, mas têm a segunda pontuação mais baixa do Índice de Confiança
• O impacto e o papel dos media têm a menor pontuação de IC
3 Temas relacionados com os colaboradores dominam a agenda dos líderes
• Aumentar a qualificação e requalificação é o tópico mais discutido
• Tópicos relacionados a funcionários ocupam cinco dos seis primeiros lugares do índice
• O público com a pontuação mais baixa do Índice de Confiança Worldcom foi para os colaboradores
4 Os líderes têm preocupações sobre a sua imagem corporativa, reputação da marca e a sua capacidade de a proteger em caso de crise
5 Acordos e tarifas comerciais globais enfraquecem a confiança
6 A confiança diminui na capacidade de satisfazer os clientes – especialmente nos EUA – mas permanece maior do que outros tópicos de negócios
7 Os eventos que nos afectam a todos, como o aquecimento global, provocam reacções muito contraditórias nos nossos líderes
8 Governos e legisladores recebem muito mais atenção e as suas mudanças são motivo de preocupação
9 Uma mudança acentuada na atitude em relação ao impacto da forma como os líderes políticos comunicam nas redes sociais
10 O cibercrime já não é mais um motivo de preocupação global, mas um grande problema para os líderes sul-americanos