Rumos: Pós-graduação que reconverte profissionais para a área da automação robótica de processos
A Automação Robótica de Processos – Robotic Process Automation ou RPA – está a transformar a forma como as empresas funcionam, permitindo- lhes adaptarem-se e reagir rapidamente às alterações dos mercados e, ao mesmo tempo, criar processos internos mais eficazes, de maior transparência e mais bem controlados, do que quando efectuados por humanos, devido ao erro introduzido pela actividade humana.
As melhorias na produtividade têm sido constantes nas últimas décadas. Graças à transformação digital em geral, e à automação robótica dos processos em particular, custa cada vez menos tempo e dinheiro realizar tarefas mais complexas. Não cria, portanto, surpresa, o facto de cada vez mais empresas estarem interessadas nesta tecnologia e a crescente necessidade de recursos qualificados que levem a cabo esta transformação, com foco no aumento de eficácia e eficiência dos processos de negócio.
A Pós-graduação em Robotic Process Automation, desenvolvida pela Rumos em colaboração com o ISEC – Instituto Superior de Educação e Ciências de Lisboa, destina-se a todos os profissionais que pretendam tirar partido desta nova capacidade estratégica de optimização de processos. Foi pensada tanto para executivos, sem base tecnológica, que pretendam iniciar um caminho de reconversão de carreira ao especializarem-se em automação de processos com RPA, como para profissionais já com conhecimentos técnicos e com interesse em alargar esta base de conhecimento para a área da Automação.
Este programa formativo de 162 horas, com atribuição de 25 ECTS, prepara assim profissionais para impulsionar as suas carreiras, habilitando-os a gerir equipas e projectos de automação, nas suas várias fases: preparação, implementação, exploração, programação, configuração, implementação e monitorização de robôs de automação.
Daniel Augusto, Developer, aluno da primeira edição, destaca que a Pós-Graduação “teve bastante impacto principalmente na parte processual de um projecto, de como planear, estabelecer KPIs, iniciar, implementar e monitorizar todo o processo depois de concluído. Consegui complementar a parte teórica que esta pós-graduação providenciou, com a parte mais técnica que era o meu forte.”
Ao especializarem-se nesta área de conhecimento emergente, estes pós-graduados tornam-se, assim, elementos catalisadores de inovação e crescimento nas suas organizações. “A formação ajudou-me a aprofundar os meus conhecimentos no que refere a automatizar processos (que perguntas fazer, formas de medir o sucesso de uma transição, como gerir os intervenientes), e permitiu-me também conhecer uma linguagem mais transversal de esquematizar processos, assim como ferramentas que podem ser utilizadas no dia-a-dia, o que consequentemente, estimulou também a minha curiosidade para a pesquisa de novas soluções e ferramentas” destaca Carolina Gabado, Head of Operations, também anterior aluna da Pós-Graduação.
A Pós-graduação em Robotic Process Automation une a experiência pedagógica do ISEC com a da Rumos, potenciada pelo know-how de mais de 31 anos em áreas tecnológicas. Trata-se, por isso, de um conteúdo programático actualizado e parametrizado com as necessidades reais das empresas, e pode ser frequentada através da modalidade de Live Training, ou seja, formação remota em tempo real, chegando assim a todos os interessados de norte a sul do país. A próxima edição inicia a 18 de Maio e conta com um early bird de 182€ de desconto para inscrições antecipadas. Se quer que o seu futuro passe por uma área mais tecnológica, aposte em si e na sua formação, aumente o seu know-how e esteja apto para o que as empresas mais precisam nos dias de hoje.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “MBA, Pós-graduações & Formação de Executivos”, publicado na edição de Maio (n.º 206) da Executive Digest.