Dona do Facebook vai colocar realidade virtual em carros da BMW

Já imaginou ter no seu carro uma outra realidade, com inúmeras possibilidades e conteúdos? É isso mesmo que está a acontecer com a parceria entre a Meta, empresa-mãe do Facebook, através da Meta Reality Labs, com o Grupo BMW.

O objetivo desta parceria é explorar de que forma a realidade aumentada/realidade virtual pode um dia ser integrada no futuro de veículos para melhorar a experiência do passageiro e, eventualmente, do condutor.

Mark Zuckerber anunciou hoje algumas das novidades deste projeto que tem sido desenvolvido através de um vídeo nas redes sociais.

O kit de realidade virtual utiliza câmaras e sensores de movimento para perceber a sua posição exata, portanto, quando o utilizador move a cabeça ou olha ao redor, o conteúdo virtual permanece estável.

No entanto, em veículos em movimento rápido, os sensores ficam confusos com sinais conflitantes do movimento do dispositivo dentro do carro e do movimento do veículo em estrada. Desta forma, o equipamento não consegue exibir conteúdo virtual estável ao viajar dentro de um veículo em movimento rápido.

Para resolver esse desafio, os investigadores da BMW e da Meta colaboraram para incorporar informações do conjunto de sensores de um carro BMW no sistema de rastreamento de um Meta Quest Pro. Isso permitiu que o sistema de rastreamento calculasse simultaneamente a localização do dispositivo em relação ao carro e a localização do carro em movimento, permitindo ancorar com precisão objetos virtuais a um carro em movimento e demonstrar experiências de realidade virtual e realidade aumentada para os passageiros.

“É muito cedo para dizer exatamente como ou quando essa tecnologia chegará às mãos dos clientes, mas vislumbramos uma série de casos de uso potenciais para dispositivos XR em veículos – desde ajudar o condutor a localizar o seu carro num estacionamento lotado até alertá-lo sobre os perigos na estrada”, explica Claus Dorrer, Diretor de Tecnologia do BMW Group USA.

Richard Newcombe, vice-presidente de pesquisa científica do Reality Labs Research, explica que o protótipo “mostra que podemos permitir experiências divertidas e confortáveis aos passageiros, ancoradas no próprio carro, incluindo jogos de realidade, produtividade e até recursos de meditação. A tecnologia tem o potencial de transformar a maneira como podemos interagir com segurança com o nosso ambiente durante a viagem… esperamos que seja possível para os passageiros ver coisas como marcadores para pontos de referência, restaurantes, locais de interesse e muito mais.”

Ler Mais