Capgemini: “Tecnologia e inovação são fundamentais para manter elevada reputação”
A manutenção de relações positivas e fortes com colaboradores, parceiros e comunidade em geral é crucial para o sucesso a longo prazo de qualquer empresa e para a construção de uma reputação positiva e reconhecimento público. Em entrevista à Executive Digest, Cristina Castanheira Rodrigues, Administradora-Delegada da Capgemini Portugal, explica a relação da consultora com os consumidores portugueses.
A Capgemini foi considerada uma das marcas com melhor índice de reputação no sector IT Services, de acordo com os resultados do estudo de Relevância e de Reputação Emocional das marcas com os cidadãos portugueses, divulgado pela consultora OnStrategy. Como analisam este resultado?
A visibilidade e o reconhecimento da nossa marca é um factor que temos vindo a analisar nos últimos anos e temos registado melhorias contínuas e significativas. Acredito que tal se deve ao facto de já estarmos em Portugal há mais de 25 anos, com uma crescente dinamização e penetração não só no tecido empresarial português como no internacional, resultado do nosso desempenho e entrega que constituem factores preponderantes para que tal aconteça. Neste momento, contamos com quase 4 mil colaboradores, que são essenciais na divulgação da nossa marca. Importa salientar que estamos presentes em 4 localizações em Portugal, temos áreas de inovação, 4 laboratórios, 2 CRM hubs e 1 de low-code, e estreitamos, cada vez mais, a nossa relação com as universidades, pelo que acredito que este posicionamento é também o reconhecimento desta nova realidade e posicionamento.
Como é que a Capgemini tem conseguido manter esta relação duradoura e de confiança com os portugueses ao longo dos anos?
No final de 2022 procedemos a um estudo interno sobre a notoriedade da marca que nos reconhece como uma empresa de “elevada qualidade” e de “confiança”. Creio que estes são factores essenciais, mas não únicos, para conseguirmos estabelecer estas relações de confiança. Temos clientes com os quais trabalhamos há mais de 15 anos e para mim só há 3 razões: somos um parceiro de confiança, entregamos valor e inovamos mantendo a qualidade dos nossos serviços. Só desta forma é possível manter relações tão prolongadas num sector cada vez mais concorrencial e em constante procura de soluções. Claro que como empresa do sector de TI, e com as mudanças cada vez mais aceleradas da tecnologia, é igualmente importante mantermo-nos na vanguarda da evolução e da transformação tecnológica, através da inovação constante, para continuarmos a ser relevantes para os nossos clientes ajudando-os na transformação tecnológica e dos seus negócios.
A relação com os colaboradores, parceiros e com a comunidade em que está inserida são outros pilares para este reconhecimento por parte dos portugueses? Qual a vossa opinião?
A relação da Capgemini com os seus colaboradores, parceiros e comunidade envolvente é absolutamente essencial para o reconhecimento e reputação da nossa marca. De facto, essas relações podem ter um impacto significativo na percepção do público em geral acerca da empresa, sendo por isso relevante:
Valorizar os nossos colaboradores: a relação com os nossos colaboradores é essencial para o reconhecimento da marca. A valorização das relações, as oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional proporcionadas, criam um ambiente de trabalho positivo e motivador, que, por sua vez, pode melhorar a qualidade dos serviços oferecidos pela empresa. Os nossos colaboradores são os nossos primeiros embaixadores e assumem um papel fundamental no desenvolvimento das nossas estratégias em várias áreas.
Manter relações fortes e estreitas com parceiros: Manter relações fortes e de valor com fornecedores, parceiros tecnológicos e outras partes interessadas leva a uma cadeia de stakeholders mais eficiente e à criação de oportunidades de negócios mais abrangentes, com criação de mais e melhor valor acrescentado para todos.
Desenvolver Programas de Responsabilidade social e corporativa: Participar em projectos de responsabilidade social e em outras iniciativas que beneficiam e apoiam a comunidade local, ajuda a construir relações positivas com a comunidade e a mostrar ao público em geral que a empresa está comprometida com o bem-estar da comunidade onde se insere e em retribuir com o seu conhecimento, experiência e ajuda.
Em resumo, sem dúvida que a manutenção de relações positivas e fortes com colaboradores, parceiros e comunidade em geral é crucial para o sucesso a longo prazo de qualquer empresa e para a construção de uma reputação positiva e reconhecimento público.
Nesse sentido, como é que a tecnologia e a inovação têm contribuído para manter esta elevada reputação junto dos consumidores portugueses?
Se há 15, 20 anos a tecnologia evoluía devagar, e levava muito tempo a apresentar e sedimentar mudanças, actualmente tudo se transforma, quase, numa questão de poucas semanas ou, às vezes, até de dias.
A tecnologia e a inovação são hoje fundamentais para manter uma elevada reputação junto dos consumidores portugueses e partilho algumas razões para que tal aconteça:
Soluções inovadoras: As empresas que oferecem soluções inovadoras e tecnologicamente avançadas são vistas como líderes no seu setor e tendem a ser mais apreciadas e mais bem avaliadas pelo público. A inovação é vista como um sinal de compromisso com o progresso e a excelência, e ajuda a diferenciar a marca dos seus concorrentes. Se a inovação impactar directamente nos serviços ou produtos utilizados pelo consumidor final, esta percepção positiva é ainda mais apreciada e mais relevante.
Experiência do utilizador: A tecnologia também pode ser usada para melhorar a experiência dos utilizadores com a marca. Por exemplo, a tecnologia de inteligência artificial pode ser usada para personalizar a interacção com os clientes e oferecer soluções mais eficientes e mais de acordo com as concretas necessidades dos clientes. Pense-se também em como a robotização de processos pode automatizar funções demoradas e de menor valor acrescentado, libertando tempo para a uma melhor relação com o cliente.
Transparência e segurança: A tecnologia também pode ser usada para melhorar a transparência e a segurança dos processos, o que é importante para manter a confiança dos consumidores. Por exemplo, a criptografia de dados e o uso de tecnologias de autenticação ajudam a garantir que as informações sensíveis dos clientes sejam mantidas em segurança.
Sustentabilidade: A tecnologia também pode ser usada para ajudar as empresas a tornarem-se mais sustentáveis e responsáveis socialmente. Isso pode incluir o uso de tecnologias de energias renováveis, soluções de reciclagem de resíduos, tecnologias para melhorar a eficiência energética ou soluções de saúde e bem-estar. A tecnologia é hoje uma ferramenta muito poderosa e pode e deve ser usada para ajudar a resolver problemas sociais e ambientais. Nunca será demais realçar como a sustentabilidade é já hoje vista como um factor crítico para o sucesso a longo prazo das empresas e da sociedade como um todo.
Ao investir em tecnologia e inovação, podemos diferenciarmo-nos dos nossos concorrentes, aumentar/ melhorar a nossa reputação e reforçar a nossa relação com os clientes porque continuamos empenhados na identificação e desenvolvimento das melhores soluções.
Quais os principais desafios da Capgemini para manter este elevado índice de reputação junto dos portugueses?
Hoje em dia, e num mundo cada vez mais acelerado e digital, há muitos desafios que as empresas enfrentam para manter uma boa reputação, a saber:
Concorrência elevada no sector de TI, no qual as empresas precisam manter-se actualizadas e inovadoras para continuarem a aportar valor, a atrair e, não menos importante, reter clientes.
Mudanças tecnológicas: A tecnologia muda rapidamente, e as empresas precisam acompanhar e até antecipar essas mudanças, garantindo que as suas soluções e serviços estão sempre atualizados.
Preocupações de privacidade e segurança: Com o aumento da utilização de tecnologias digitais, as preocupações com a privacidade e a segurança dos dados está a aumentar. As empresas precisam garantir que são rigorosas quanto à protecção de dados e de informações confidenciais em geral.
Expectativas dos consumidores: As expectativas dos consumidores estão cada vez mais elevadas, e as empresas precisam garantir que as suas soluções e serviços acompanham as últimas actualizações, incorporam as melhores práticas, correspondem ao melhor “estado da arte”, garantindo assim valor e diferenciação.
Responsabilidade social e ambiental: As empresas são cada vez mais questionadas sobre a forma como estão a responder à sua responsabilidade social e ambiental. Cada vez mais se exige que as empresas garantam que suas práticas estão alinhadas com os valores e expectativas dos consumidores e da sociedade. Esta exigência é particularmente sentida nas empresas tecnológicas, das quais se esperam soluções que minimizem os impactos e que as coloquem ao serviço da sociedade. A Capgemini, assim como qualquer outra empresa, enfrenta muitos destes desafios, e outros, sendo essencial que se mantenha empenhada em desenvolver uma reputação positiva e a construir relações de confiança com os seus clientes, colaboradores, parceiros e comunidade.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Reputação”, publicado na edição de Fevereiro (n.º 203) da Executive Digest.