Como negociar o seu salário em quatro passos simples
O processo de entrevista é stressante, mas impressionar um departamento de RH a ponto de levá-lo a tomar uma decisão positiva de contratação é apenas metade da batalha. Conseguir o emprego não é uma ótima experiência, se isso significar uma má recompensa financeira. Neste sentido, a Spring Professional, empresa especialista em Recursos Humanos do Grupo Adecco, preparou um breve guia de dicas de negociação salarial para ajudar a conseguir o emprego dos seus sonhos com um pacote de remuneração correspondente e um salário justo.
Os factos são seus amigos
Conseguir o que vale só pode acontecer quando sabe o que isso é. Não basta ter um número em mente; apoie-o pesquisando as faixas salariais no seu mercado de trabalho. Os salários variam não apenas por função, sector e experiência, mas também por dimensão da empresa e a sua localização.
Auto-avaliação
Reveja as suas competências e experiência e avalie a sua empregabilidade enquanto candidato. Obter uma melhor compreensão de se está acima da média, na média ou ainda em desenvolvimento, ajudará a definir umas expectativas realistas. Seja realista, não pode esperar um salário de CEO se tiver apenas alguns anos no setor.
Negociar no seu melhor
Uma vez munido com uma auto-avaliação honesta e dados fiáveis e sustentados sobre salários no seu sector, função e região, entenderá melhor qual é o seu perfil salarial. Seja honesto sobre a faixa salarial que procura, além de levar em consideração que outros benefícios podem ser oferecidos e colmatar as suas expectativas. Se for a primeira vez que negoceia um salário, espere que discutam o salário primeiro e sugira delicadamente um número mais alto com base nos factores principais relacionados à sua experiência ou adequação ao cargo.
Mantenha-se flexível
Se a nova função não atender às suas expectativas salariais, considere uma negociação alternativa de remuneração, como a opção de trabalhar em casa, formação adicional ou revisões semestrais ou anuais. Isso não oferece apenas a capacidade de negociar um melhor pacote de remuneração que melhor se adapte ao seu estilo de vida, mas também demonstra a sua flexibilidade para com o seu futuro empregador.
Negociar o seu salário pode deixar as pessoas nervosas, por isso sublinhe o seu entusiasmo por integrar a empresa e essa posição. Use frases como “Estou realmente empolgado por trabalhar aqui” e “Agradeço a sua oferta” e faça um pedido para considerar um salário mais alto com base nas suas habilidades / experiência ou pesquisa do setor.
Se a sua negociação salarial não for planeada, a decisão sobre a função deverá ser tomada. Em alguns casos, as pessoas são flexíveis e desejam assumir o cargo por um valor inferior, outras mantêm a sua faixa salarial e aguardam a próxima oportunidade. Apenas cada um pode decidir qual é a melhor escolha para o seu percurso profissional e o momento que atravessa.