Candidatou-se ao ensino superior? Saiba onde ficou colocado
A Direção-Geral do Ensino Superior já divulgou os resultados da 1ª fase do concurso nacional de acesso a todas as universidades e institutos públicos. Além dos estudantes poderem saber onde ficaram colocados, no site da Direção Geral do Ensino Superior poderão ainda ter acesso à nota de entrada de cada curso e conhecer quais os cursos que ainda dispõem de vagas para a segunda fase de candidaturas.
Este ano, o número de estudantes colocados na primeira fase do concurso nacional de acesso (CNA) ao ensino superior voltou a crescer. Entram nas universidades e institutos politécnicos 44 500 novos estudantes, representando um aumento de 1,2% por comparação ao ano passado. Destes, 87,2% foram colocados nas suas três primeiras opções, segundo dados divulgados pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES).
De acordo com a DGES, o números de candidaturas à primeira fase do CNA, que encerrou à meia-noite do dia 6 de Agosto, supera o total de vagas disponibilizadas pelas instituições de ensino. Foram 51 036 candidatos a lutar por 50 860 lugares, mais 3,4% do que se verificava há um ano. Sobraram 6734 vagas para a segunda fase, uma redução equivalente a 7,6% face ao ano passado.
O curso de Engenharia Aeroespacial, no Instituto Superior Técnico, em Lisboa, distingue-se pela nota do último colocado mais alta em Portugal. Um aluno com uma nota de candidatura de 189,5 valores preencheu uma das 90 vagas a concurso.
Nesta primeira fase, foram colocados 27 280 novos estudantes no ensino universitário e 17220 no ensino politécnico, representando aumentos de 0.9% e 1.5%, respectivamente. A Universidade de Lisboa foi a mais cobiçada nesta primeira fase. Para 7243 vagas abertas, apresentaram-se à primeira fase 8605 candidatos, mas só 7207 foram colocados. Ficaram 74 vagas por preencher.
Analisando o que se passou ao longo de onze anos (2008-2019), conclui-se que aquele que registou mais candidatos na primeira fase foi o ano de 2008, com 53.062 candidaturas, enquanto o que teve menos foi 2013 (40.419).
Contas feitas, a DGES estima que venham a ser 77 mil o número de novos estudantes no ensino superior público no ano lectivo de 2019-2020, dos quais cerca de 68 mil estudantes nos cursos de licenciatura e mestrados integrados e mais de nove mil estudantes em formações curtas de âmbito superior.
O prazo para a apresentação da candidatura à segunda fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior arranca esta segunda-feira e termina a 20 de Setembro. O processo de candidaturas decorre online no portal da DGES, sendo necessário uma senha de acesso para cada aluno ou a autenticação com o Cartão de Cidadão.
Ensino Superior. As escolas e os cursos com as notas mais altas (e mais baixas)
Ensino Superior: número de estudantes estrangeiros em Portugal dispara 40%